SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Autores

  • Stéfanny Coimbra Garcias Faceli- Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Andréa Scopel Piol Faceli- Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Luciane Martins de Oliveira Matos Faceli- Faculdade de Ensino Superior de Linhares

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.4189

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Metodologias de Ensino. Sequência Didática. Interdisciplinaridade.

Resumo

Resumo: A metodologia da sequência didática tem se tornado prática de muitos docentes nos cotidianos das salas de aula, especialmente no que diz respeito às aprendizagens da leitura e da escrita. Assim, este trabalho investiga a sequência didática como metodologia de ensino no processo de alfabetização e letramento de crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter qualitativo e exploratório, que buscou problematizar a metodologia da sequência didática nas práticas de ensino e de aprendizagem. Para tanto, realizou-se entrevistas com sete professoras da rede pública de ensino do município de Sooretama/ES, abrangendo duas escolas de anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa aponta que a abordagem metodologia da sequência didática, à luz da abordagem interdisciplinar, promove aprendizagens significativas, interativas e contextualizadas à realidade em que as crianças vivenciam, propiciando outras experiências no cotidiano das salas de aula. Evidencia-se, também, intencionalidade pedagógica ancorada na perspectiva dialógica e integrada da construção dos conhecimentos.

Biografia do Autor

  • Andréa Scopel Piol, Faceli- Faculdade de Ensino Superior de Linhares

    Professora doutora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (FACELI) e Pedagoga da Prefeitura Municipal de Aracruz.

Referências

BRASI. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 7. ed. Brasília, DF : Senado Federal, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 mar. 2025.

CASTANHEIRA, Maria Lúcia. et al. Alfabetização e Letramento na Sala de Aula. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. cap. 4. p. 95-128.

FAZENDA, Ivan Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 12. ed. Campinas: Papirus, 2017. Disponível em: https://www.everand.com/book/405795660 acesso em: 26 fev. 2025.

JESUS, Rosiane de Souza; SCHMITT, Valdineia. Et al. A importância da sequência didática na alfabetização e letramento. ISCI Revista Cientifica, Sinop/MT, a 2024. Disponível em: https://isciweb.com.br/revista/501-a-importancia-da-sequencia-didatica-na-alfabetizacao-e-letramento. Acesso em: 11 nov. 2024.

KUCYBALA, Fabíola dos Santos. Alfabetização e Letramento. Sagah Educação S.A., 2018. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/551896420. Acesso em: 15 out. 2024.

LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (org). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2012.

LOPES, Limerce Ferreira. (Org.). Práticas Interdisciplinares na Educação: diálogos, interfaces e desafios. 1. Ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Formação Continuada de Professores: dialogando com Paulo Freire. Recife: Edupe, 2021.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, Magda. Alfabetização: A Questão dos Métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SOUSA, Ivan Vale de. Sequências Didáticas no Ensino de Línguas. Jundiai: Paco Editorial, 2018.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1), 1-25. https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.4189