AS SINGULARIDADES DO AMBIENTE FÍSICO DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.61164/ty3gzr56Keywords:
Educação básica; Educação infantil; Espaços escolares.Abstract
Este artigo objetivou descrever as singularidades do ambiente físico de um centro municipal de educação infantil (CMEI). A Educação Infantil é o primeiro passo para ingressar na Educação Básica, sendo considerada a primeira etapa. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – (LDB), garante que é um direito humano e social das crianças o acesso para a Educação Infantil, trata-se da preparação para os anos futuros, contudo importante para o desenvolvimento pedagógico e cognitivo. O espaço escolar é o local que acolhe as crianças em suas vertentes pedagógicas, não é apenas um ambiente decorado e divertido, compreende-se uma ferramenta de preparação e aprendizagem. Então, este estudou buscou descrever as peculiaridades identificados nos espaços externos de um centro municipal de educação infantil (CMEI), nessa perspectiva ocorreu uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados a partir da observação direta não participante. Entre os resultados, revelam-se espaços lúdicos, pedagógicos e criativos que tendem a contribuir de forma significativa para as próximas etapas da educação básica.
Downloads
References
BRASIL, Senado. Constituição Federal (CF). Art. 208. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 10 Out. 2024.
BRASIL, Senado. LDB – Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Art. 29. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 15 Out. de 2024.
COCITO, Renata Pavesi; MARIN, Fátima Aparecida Dias Gomes. A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: estudos sobre Educação, v. 28, n. 3, 2017. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5153
DE CARVALHO, Maria Selene; DE LIMA, Francisco Bezerra; SILVA, Lívia Sonalle do N. A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais do VI Conedu. Fortaleza, outubro de 2019.
HOLANDA, Adriano. Questões sobre pesquisa qualitativa e pesquisa fenomenológica. Análise psicológica, v. 24, n. 3, p. 363-372, 2006. DOI: https://doi.org/10.14417/ap.176
SILVA, R. C. da; CAMPOS, A. de A. .; SENA, K. F. P. . Projetar espaços lúdicos em Escola de Educação Infantil com a participação das crianças. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22009.073. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22009. Acesso em: 13 nov. 2025. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.22009.073
SIMÕES, Eleonora das Neves; MOTA, Maria Renata Alonso. O espaço na Educação Infantil: indagações a partir do movimento de ampliação de vagas em uma escola pública. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2580. Acesso em: 12 nov. 2025.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Evelin Caroline de Paula , Anne Ellen Almeida da Mata

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
