CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOB A GUARDA DE AVÓS: REFLEXOS NO PREVIDENCIÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1853Palavras-chave:
avós; criação de netos; família intergeracionalResumo
Avós criando netos estão cada vez mais frequente, trata-se da nova estrutura familiar onde avós se veem na responsabilidade mantendo o bem estar das crianças como meio de proteção dos mesmos. Este artigo foi baseado em pesquisas dessa nova forma familiar, a partir deste estudo buscamos compreender principais motivos que levaram a essa estrutura e quais as consequências de tal ação. O estudo nos mostrou que avós que criam os netos substituíram os pais por vários motivos dentre os quais estão, morte dos pais, pais viciados em drogas, risco social da criança, marginalidade, doenças, pais negligentes, doença mentais entre outros.
Downloads
Referências
ABRANCHES, Fernando Figueiredo de. Do seguro mercantilista de acidentes do trabalho ao seguro social. São Paulo: Sugestões Literárias, 1974.
ALVES, Afonso Telles. Dicionário moderno da língua portuguesa. São Paulo: Edições Úteis, 1956
ASSIS, Armando de Oliveira. Compêndio de seguro social. Rio de Janeiro: FGV, 1962.
_______. Fundamentos da Seguridade Social. Revista LTr, São Paulo, n. 39/1.229, 1975.
ATALIBA, Geraldo. Regime jurídico constitucional das relações entre municípios e autarquias federais. Santo André: Prefeitura Municipal de Santo André, 1966.
BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de direito constitucional. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1981.
BATALHA, Wilson de Souza Campos. Tratado de direito judiciário do trabalho. São Paulo: LTr, 1977.
BRANCO, Elcir Castelo. Segurança social e seguro social. São Paulo: Universitária de Direito, II vols., 1975.
BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: MEC, 1955
COIMBRA, José dos Reis Feijó. Direito previdenciário brasileiro. Rio de Janeiro: Rio, 1980.
CORRÊA, Nelson Barbosa. Ementário LTr. São Paulo: LTr, 1981. v. IV.
COSTA NETO, Francisco. Fontes formais do direito previdenciário. Revista Previdenciária Social, São Paulo, n. 17, 1980.
CRETELLA JR., José. Direito administrativo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1962.
CUEVA, Mario De La. Derecho mexicano del trabajo. México: Porrúa, 1953. v. II.
_______. Panorama do direito do trabalho. Porto Alegre: Sulina, 1965
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.