PRIMEIROS SOCORROS: conhecimento de estagiários de Educação Física Bacharelado que atuam em academias de musculação de Lagarto/SE
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v14i1.2081Resumo
Primeiros Socorros (PS) é definido como o fornecimento de cuidados básicos e imediato ao indivíduo acometido a situações que ameacem a sua vida. Na área da Educação Física, a utilização dos primeiros socorros, em algumas das vezes, não ocorrem da forma adequada, especialmente nas salas de musculação. Nesse sentido, a formação do estudante de Educação Física nas instituições de ensino superior (IES) deve fornecer subsídios teórico-prático acerca dos primeiros socorros, visando o êxito nas intervenções no âmbito profissional. O estudo tem o objetivo de analisar o conhecimento de primeiros socorros de acadêmicos de Educação Física (Bacharelado) que estagiam em academias do município de Lagarto/SE. Trata-se de um estudo de campo com abordagem quantitativa, caracterização descritiva e corte transversal. A amostra foi composta por 19 acadêmicos de Educação Física (Bacharelado) residentes do município de Lagarto/SE e regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior. O estudo foi pautado na utilização de um questionário adaptado de Ritta (2020), a fim de empregá-lo como método de coleta de dados, sendo composto por 4 perguntas fechadas. A análise dos dados ocorreu através da estatística descritiva no software Microsoft Excel 2019. Ao observar os resultados, nota-se que a maior parte dos acadêmicos não presenciaram aulas e cursos sobre noções básicas de primeiros socorros dentro e fora das instituições de ensino superior, mesmo a maioria relatando não ter insegurança ao prestar socorro nos locais de estágio. Conclui-se que grande parte dos acadêmicos de Educação Física do município de Lagarto/SE mostraram-se despreparados quanto a utilização das técnicas de primeiros socorros nos seus respectivos estágios.
Downloads
Referências
BERNARDES, E.L.; MACIEL, F.A.; DEL VECCHIO, F.B. Primeiros Socorros na
Escola: Nível de Conhecimento dos Professores da Cidade de Monte Mor. Movimento e Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP, v. 8, n. 11, Jul/Dez, 2007. ISSN: 1679 – 8678. 2007.
CIOATO, Larissa Zan. Primeiros socorros no ambiente das academias e o papel do professor de educação física. 2021.
DA SILVA, Davi Porfirio et al. Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores. Revista de Enfermagem UFPE on-line, v. 12, n. 5, p. 1444-1453, 2018. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a234592p1444-1453-2018
DAL-BÓ, Henrique de Quadra et al. Avaliação do nível de conhecimento dos profissionais de Educação Física em possíveis situações emergenciais durante o exercício físico. 2013.
DE SALES, Josilane Santos et al. Formação de professores e nível de conhecimento de professores de educação física escolar sobre os primeiros socorros na cidade do Natal/RN. Revista Humano Ser, v. 1, n. 1, 2016.
FERREIRA, Jame Claise Neri et al. Primeiros socorros: nível de conhecimento dos profissionais de Educação Física nas academias da cidade de Bayeux/PB. 2018.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. Grupo GEN (8thedição), 2022.
MEDEIROS, Maria Clara de Melo et al. A importância dos primeiros socorros para profissionais de educação física: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 10, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32314
NECKER, Juliana Aparecida. Análise sobre o conhecimento teórico e prático em primeirossocorros dos professores de educação física na rede de ensino de São Martinho–SC. RUNA, Santa Catarina, 2019.
OLIVEIRA, Rodrigo; JUNIOR, Roosevelt Leão; BORGES, Cezimar. Situações de primeiros socorros em aulas de educação física em municípios do sudoeste de Goiás. Enciclopédiabiosfera, v. 11, n. 20, 2015.
PELEK, Carlos Augusto; FERREIRA SILVA-JUNIOR, Manoelito; MÜLLER, Erildo Vicente. Nível de conhecimento sobre suporte básico de vida entre formandos da área de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200516
PERGOLA, ALINE MAINO. Capacitação obrigatória em primeiros
socorros. Biblioteca da faculdade de ciências Médicas da Unicamp. Campinas, 2009.
RITTA, Raniele da Silva. Avaliação do conhecimento em primeiros socorros de acadêmicos dos cursos de educação física–bacharelado e licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina. RUNA, Santa Catarina, 2020.
RODRIGUES, Higor Gramon; RODRIGUES, Elaine Aparecida Fernandes. Os primeiros socorros na educação física escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. V. 1, p. 215-234, 2016.
ROSA, Pedro Augusto Lares. Primeiros socorros nas aulas de educação física. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, UniCEUB, Brasília, 2015.
SANTIAGO, Ana Beatriz de Oliveira; SOUSA, Lillian Evelly Vasconcelos. PRIMEIROS SOCORROS: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA DO ENSINO MÉDIO DA REDE
PÚBLICA DE MERUOCA - CE. Anais do Congresso de Educação Física da Região Norte do Ceará, Sobral (CE), 2021.
SANTOS, Diego do Nascimento. Nível de conhecimento em primeiros socorros de treinadores de crossfit da cidade de João Pessoa. 2018.
SELL, F. Avaliação do nível de conhecimento de acadêmicos em Educação Física da UFSC sobre situações de emergência. 2010. 58 f. Monografia (bacharelado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

