OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DA QUALIDADE DO BIODIESEL PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2830Palabras clave:
Biodiesel, Pinhão, RendimentoResumen
A busca pela inserção do biodiesel na matriz energética tem sido um dos objetivos de vários países e blocos comerciais. No Brasil, inúmeros estudos têm sido feitos com diferentes oleaginosas para produção de biodiesel. No Amazonas, uma das oleaginosas com potencial para produção de biodiesel é o pinhão manso. O pinhão manso, Jatropha Curcas L., é uma espécie nativa da América tropical, resistente a pragas e doenças, sendo adaptável às condições do meio (edafoclimáticas) muito variáveis. Nesse contexto, dada às características favoráveis e a disponibilidade natural de pinhão manso na região do Amazonas, sobretudo em propriedades próximas a Itacoatiara, foi proposto nesse trabalho estudos para otimização e validação da qualidade do biodiesel produzido a partir desta matéria prima. Os estudos para otimização do rendimento e da qualidade do biodiesel foram feitos utilizando planejamento fatorial. A melhor combinação de fatores que apresentou maior rendimento e índice de acidez dentro das especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) foi 50%/50% MeOH/EtOH, 1,0 % KOH e 1 h de reação, com rendimento de 92,48 % e índice de acidez de 0,4 mg KOH/g.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
