DEPARTAMENTALIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS: CONCEITOS E APLICAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.2984Resumen
A busca pela eficiência e eficácia no ambiente empresarial faz com que as empresas desenvolvam estratégias para maximizar o uso dos recursos disponíveis, em especial, os recursos humanos. Nesse sentido, uma das atividades empresarias mais antigas, e aplicadas até os dias atuais, é a divisão do trabalho em departamentos, ou departamentalização. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é apresentar a departamentalização como ferramenta de gestão para as organizações, ressaltando seu caráter estruturalista e hierárquico, e adicionando à essas bases iniciais novas visões que surgiram ao longo do tempo. Para isso, realizou-se um estudo envolvendo uma empresa nacional de pequeno porte e, posteriormente, uma comparação com uma empresa multinacional de grande porte. Constatou-se que a empresa de pequeno porte, pelo fato de possuir menor contingente de recursos humanos, tem mais dificuldade na divisão do trabalho, quase sempre culminando com acúmulo de funções nos departamentos.
Descargas
Referencias
ANDREOLI, Taís P.; ROSSINI, Fernando. Organização, Sistemas e Métodos. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2015.
CASARIN, Helen de C. S; CASARIN, Samuel J. Pesquisa Científica: da teoria à prática. Curitiba: Intersaberes, 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. 1 reimpressão: Barueri: Manole, 2016.
COLTRO, Alex. Teoria Geral da Administração 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2015.
CURY, Antonio. Organização e Métodos: Uma visão holística. 9. ed. 2. reimpressão: São Paulo: Atlas, 2018.
JONES, Gareth R. Teoria das Organizações. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
DIAS JUNIOR, Jair R. Antecedentes da Administração: civilizações! Administradores, 23 set. 2020. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/antecedentes-da-administração-civilizações. Acesso em: 07 nov. 2023.
GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri: Atlas, 2022.
LIMA, Valderez M. do R.; RAMOS, Maurivan G.; PAULA, Marlúbia C. de. Métodos de análise em pesquisa qualitativa: releituras atuais. 23. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
MAXIMIANO, Antonio C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2023.
OLIVEIRA, Djalma de P. R. Sistemas, Organizações & Métodos: uma abordagem gerencial. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
PÁDUA, Elisabete M. M. Metodologia da pesquisa: Abordagem teórico-prática. 18. ed. Campinas: Papirus, 2018.
PEROVANO, Dalton G. Manual de metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2016.
RIBEIRO, Antonio L. Teorias da administração. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
SILVA, Reinaldo O. Teorias da Administração. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
