A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA DISPENSAÇÃO DE METILFENIDATO NO TRATAMENTO DE TDAH EM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.3130Palabras clave:
Metilfenidato; TDAH; Atenção farmacêutica; Efeitos colaterais; Adesão ao tratamento.Resumen
O metilfenidato é amplamente utilizado no tratamento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), oferecendo melhorias significativas na atenção, controle da hiperatividade e redução da impulsividade. No entanto, seu uso está associado a vários efeitos colaterais e riscos, incluindo insônia, perda de apetite e potenciais impactos no crescimento e na saúde cardiovascular, destacando a importância da atenção farmacêutica. A orientação contínua do farmacêutico é essencial para otimizar a adesão ao tratamento, identificar e gerenciar efeitos adversos, e assegurar uma administração segura e eficaz do medicamento. Este estudo revisa a literatura existente sobre o papel da atenção farmacêutica no manejo do TDAH com metilfenidato, apresentando evidências de que a intervenção farmacêutica pode melhorar significativamente os resultados terapêuticos e a qualidade de vida dos pacientes pediátricos. A abordagem integrada, que combina o uso do metilfenidato com intervenções comportamentais e educacionais, é também destacada como uma estratégia eficaz para promover habilidades de enfrentamento e auto-regulação nas crianças.
Descargas
Referencias
ANDRADA, Jaqueline Gomes; CARVALHO, Alcione Silva. O uso de ritalina em pacientes com TDAH. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, v. 9, n. 4, p. 9544-9554, 2023.
ANGONESI, Daniela; SEVALHO, Gil. Atenção Farmacêutica: fundamentação conceitual e crítica para um modelo brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 3603-3614, 2020.
BATISTA, José Márcio Machado. Estudo farmacoterapêutico e farmacogenético em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade tratados com metilfenidato. 2016.
BATISTA, Sabrina de Cássia Macêdo; SANTOS, Cláudia Valéria; ANDRADE, José Carlos; PEREIRA, Ana Luiza; GOMES, Ricardo Alex.
Polimedicação, atenção farmacêutica e cuidado farmacêutico. BIOFARM-Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management, v. 16, n. 4, p. 455-469, 2020.
COSTA, Monize Evelin Araujo; OLIVEIRA, Joelma Coelho Pina. A importância da atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos. SAÚDE & CIÊNCIA EM AÇÃO, v. 8, n. 1, p. 109-129, 2022.
FRANÇA, Maria Thereza de Barros. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): ampliando o entendimento. Jornal de Psicanálise, v. 45, n. 82, p. 191-207, 2015.
MELO, Thaísa Martins; CARVALHO, Alcione Silva; DE ANDRADE, Leonardo Guimarães. O uso do metilfenidato em pacientes com TDAH. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 4, p. 891-900, 2022.
MENG, Laura Christina Hagers; RIBEIRO, Roberto Carlos. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH). SEPE-Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, v. 12, 2023.
OLIVEIRA, Andrezza Beatriz; COSTA, Daniela Ramos; ALMEIDA, Júlia Maria; PEREIRA, Luciana. Obstáculos da atenção farmacêutica no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 41, p. 409-413, 2015.
PASTURA, Giuseppe; MATTOS, Paulo. Efeitos colaterais do metilfenidato. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 31, p. 100-104, 2024.
PEREIRA, Leonardo Régis Leira; FREITAS, Osvaldo de. A evolução da Atenção Farmacêutica e a perspectiva para o Brasil. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 44, p. 601-612, 2018.
SILVA, Daniela Santana. O uso do metilfenidato (Ritalina) em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: mecanismo de ação e os efeitos adversos do medicamento. Revista de Trabalhos Acadêmicos da FAM, v. 3, n. 1, 2018.
VIEIRA, Emelin Grazielle de Souza; MASTROROCCO FILHO, Diogo Antonio Morato. Descrição e utilização do Metilfenidato. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT, n. 1, 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
