ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O PAPEL DO GESTOR NAS ESFERAS PÚBLICAS DO ESTADO DE RONDÔNIA

Authors

  • Jefferson Torres Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Brasil
  • Patrícia Tavares Façanha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Brasil
  • Marineide Martiniano Do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/t80wch94

Keywords:

Administrador. Ética. Gestão pública. Governança. Rondônia.

Abstract

Este estudo tem o objetivo de analisar o comportamento dos gestores públicos diante das prerrogativas legais do administrador no Estado de Rondônia, considerando as esferas estadual e municipal, avaliando as transformações institucionais que impactam diretamente sua atuação e os obstáculos contemporâneos da administração pública. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, fundamentada em autores clássicos e contemporâneos como Max Weber (1999), Bresser-Pereira (1998), Denhardt e Denhardt (2003), entre outros estudiosos da área da administração pública. A análise absorver-se na compreensão do desempenho dos gestores frente às exigências da eficiência administrativa, da ética pública e da prestação de contas à sociedade. Os resultados revelam que o gestor público rondoniense exerce funções estratégicas na formulação, execução e monitoramento das políticas públicas, atuando como agente articulador entre os interesses institucionais e sociais. Conclui-se que é importante fomentar uma nova cultura administrativa, com o fortalecimento da atuação ética e técnica desses profissionais, onde é indispensável para promover uma gestão pública mais eficiente, participativa e comprometida com a transparência e a cidadania, especialmente em contextos marcados por desafios como a burocracia excessiva e os riscos de má gestão.

References

ALTOUNIAN, Daniel. A ética na administração pública: desafios e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2001.

ALTTOUNIAN, Janine; LAPLANE, Daniel Guimarães. A construção da democracia e o papel da administração pública no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 jul. 2025.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A Reforma do Estado nos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Revista Lua Nova, n. 45, p. 49-95, 1998. Disponível em:

https://bresserpereira.org.br. Acesso em: 10 jul. 2025.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A Reforma do Estado nos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Revista de Administração Pública, v.31, n. 3, p. 7-23, maio/jun. 1997.

DENHARDT, Janet V.; DENHARDT, Robert B. The New Public Service: Serving, Not Steering. Armonk: M.E. Sharpe, 2003.

GUIMARÃES LAPA, Tânia. Ética na administração pública: uma questão de atitude. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

LIPSKY, Michael. Street-Level Bureaucracy: Dilemmas of the Individual in Public Services. New York: Russell Sage Foundation, 2010.

MOTTA, Paulo R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

PECI, Alketa; SOBRAL, Filipe. Administração pública: temas e agendas de pesquisa no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 41, n. 3, p. 529-558, 2007.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação, gestão e participação: os desafios da democracia participativa. Campinas: Autores Associados, 2005.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Gestão pública educadora: fundamentos e práticas. Campinas: Autores Associados, 2012.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Ed. UnB, 1999.

Published

2025-07-30

How to Cite

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O PAPEL DO GESTOR NAS ESFERAS PÚBLICAS DO ESTADO DE RONDÔNIA. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 14(1), 1-22. https://doi.org/10.61164/t80wch94