IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.61164/43h01v33Keywords:
educação pré-escolar, desenvolvimento cognitivo, pedagogia, aprendizagem ativaAbstract
O presente artigo analisa a importância da implementação de estratégias pedagógicas no desenvolvimento cognitivo de crianças da educação pré-escolar. Partindo de uma perspetiva teórica baseada em Piaget, discutimos as práticas educativas que promovem aprendizagens significativas, estimulando a curiosidade, a autonomia e a capacidade de resolução de problemas. Analisar as estratégias usadas para o desenvolvimento cognitivo nas crianças. Para alcancar este objectivo, tracamos os seguintes objectivos especificos: descrever as estratégias usadas pelos professores para o desenvolvimento cognitivo nas crianças e verificar o desempenho dos alunos perante a implementação das estratégias. Metodologicamente este artigo é uma revisão bibliográfica que será feito com base as vivências dos centros infantis e centro de educação infantil em Moçambique. O estudo defende a utilização de metodologias ativas, centradas na criança e no seu contexto, como forma de potenciar o desenvolvimento integral. Para o desenvolvimento cognitivo em pré-escolares em Moçambique, são fundamentais estratégias lúdicas, como brincadeiras e jogos, e o ensino experiencial que engaje os sentidos. A criação de ambientes de aprendizagem estimulantes, o uso de atividades multidisciplinares e o aprendizado baseado em projetos também promovem o crescimento cognitivo e social das crianças. É crucial o envolvimento das famílias e a observação atenta do professor, registrando o progresso através de portfólios e outras evidências, para orientar o trabalho pedagógico.
References
Brandão, C. R. (1981). O que é educação. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense.
Ferrari D.F. M. (2014). Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem: Especialização em educação: métodos e técnicas de ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.
Figueira, A.P.C. (s/e). Estratégias cognitivo/comportamentais de aprendizagem. Problemática conceptual e outras rubricas. Universidade de Coimbra, Portugal.
Fortin, F.M. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusociência
Freitas, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin (1994). Psicologia e Educação: Um intertexto. São Paulo, Brasil: Ática.
Formosinho, J. (2007). Modelos curriculares para a educação de infância. Porto: Porto Editora.
Minayo, M.C. de S. (1993). O desafio do conhecimento científico: pesquisa qualitativa em saúde (2 ed.). São Paulo, Brasil: Hucitec – Abrasco.
Brasil: FEA – USP. Caderno de pesquisa em Administração, V.1, n3.
Oliveira, Z. M. (2011). Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.
Ostermann, F. e Cavalcanti, C. J. H. (2014). Teorias de aprendizagem: texto introdutório (PDF). Brasil: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Papallia, Diane E (2000). Desenvolvimento humano. Porto Alegre, RS: Artmed.
Piaget, J. (1976). A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar.
Piaget, Jean(1971). A epistemologia genética. Petrópolis: Vozes.
Rodrigues, Almir Sandro (2005). Teorias da aprendizagem. Curitiba: IESDE.
Rocha, S. C. B. Da. (2008). A escola e os espaços não-formais: possibilidades para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Serrano, G. (2004). Investigación cualitativa. Retos e interrogantes – I. Métodos. Madrid, Espanha: La Muralla.
Schacter, Daniel L (2009). Psychology. America: Catherine Woods. 429 páginas. ISBN 9781-4292-3719-2
Souza, A J (2010). A Inclusão de crianças portadoras de Necessidades Especiais e desafios do docente em lidar com isso. Revista cientifica de educação ISSN22377719.
Terra, M. R. (2011). O desenvolvimento humano na teoria de Piaget. Capturado em: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm.
Vygotsky, L. S. (1991). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Weinstein, C. E., & Mayer, R. E. (1986): The teaching of learning strategies. New York: MacMillan Publishing Company.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.