PREVALÊNCIA DA MIGRÂNEA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E A RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA
Keywords:
Cefaleia, Epidemiologia, Estudantes, Perfil de impacto da doença, SaúdeAbstract
A migrânea é uma cefaleia primária e incapacitante, caracterizada como um grave problema de saúde pública. É uma cefaleia que está fortemente associada à qualidade de vida e interfere nas atividades cotidianas, diminuindo ou abolindo a capacidade de realizá-las. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência da migrânea e seu impacto na qualidade de vida de universitários a partir da revisão sistemática da literatura. A busca na biblioteca virtual PubMed de trabalhos publicados no século XXI (em periódicos médicos nacionais e internacionais e com processo de avaliação cega por pares) produziu 08 artigos descrevendo dados primários sobre a prevalência da migrânea. A prevalência da migrânea entre universitários na amostra de artigos analisada variou entre 6,9% e 22,6% (média=12,74%). Observou-se uma maior prevalência de enxaqueca no sexo feminino e em adultos jovens. Além disso, foi evidenciado que em pacientes migranosos o impacto na qualidade de vida é consideravelmente superior àqueles com outros tipos de cefaleias. A cefaleia interfere nas atividades cotidianas dos estudantes, principalmente na capacidade de concentração e no humor, fundamentais para o processo de aprendizagem. Esses achados evidenciam a importância da atenção ao diagnóstico e prevenção da migrânea.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
