EFEITOS DA TERAPIA MANUAL NA DOR LOMBAR CRÔNICA
Keywords:
Lombalgia, Fisioterapia, Terapia manualAbstract
A Lombalgia é um sintoma presente em alterações músculos esqueléticos da região lombar que gera incapacidade funcional, estando associada a elevado índice de ausência no trabalho e altos custos para a saúde relacionadas a ela, a terapia manual irá agir promovendo a redução da dor e melhora na amplitude de movimento. Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico, exploratório e retrospectivo. O estudo bibliográfico se baseou em literaturas estruturadas obtidas por meio de livros e artigos científicos provenientes de bibliotecas convencionais e virtuais. A lombalgia é uma síndrome dolorosa e caracteriza-se pela rigidez em graus variados de intensidade; localizada entre a região inferior do dorso denominada região lombar. A terapia manual é uma técnica que utiliza o conceito de micromovimento para estimular a função muscular estática e dinâmica. A técnica de terapia manual, trouxe benefícios importantes referentes à lombalgia como o planejamento em relação à dor e ao tônus dos pacientes que apresentam essa patologia. Ela pode contribuir no direcionamento da reabilitação de pacientes no que cabe à área da fisioterapia, buscando também a prevenção de mais agravos decorrentes dessa lombalgia. Os benefícios gerais das técnicas de terapia manual incluem melhor distribuição do líquido sinovial, melhor nutrição da fibrocartilagem na superfície articular, correção do mau posicionamento do côndilo, melhora da fraqueza muscular e relaxamento.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
