OS RISCOS CAUSADOS PELO USO INDISCRIMINADO DE DESCONGESTIONANTES NASAIS DERIVADOS DA NAFAZOLINA
Keywords:
Descongestionantes nasais, Nafazolina, Automedicação, Efeitos AdversosAbstract
O uso indiscriminado de medicamentos é uma realidade preocupante e neste meio o uso dos descongestionantes acende um alerta para os efeitos adversos na saúde a médio e longo prazo quando não respeitadas as prescrições. No Brasil os descongestionantes nasais ocupam o segundo lugar dentre os medicamentos mais adquiridos de forma indiscriminada nas farmácias, em sua maioria, sem receita e com uso prolongado. As pesquisas relatam diversos efeitos adversos causados pelo uso excessivo desse tipo de medicamento, com intoxicações graves e aparecimento de doenças subjacentes como arritmias, rinite não alérgica crônica, efeitos neurológicos e outros. Neste sentido, essa pesquisa abordou sobre os riscos causados pelo uso indiscriminado de descongestionantes nasais derivados da nafazolina e, consequentemente a automedicação do mesmo e teve como objetivo de analisar os riscos à saúde do paciente, decorrentes do uso indiscriminado de descongestionantes nasais com cloridrato de nafazolina. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica com fins descritivos. Ao final foi possível observar alguns riscos à saúde dos pacientes que podem ser associados aos descongestionantes nasais, quando esses são usados de maneira abusiva e por um período prolongado, com destaque para problemas cardíacos, fortes dores de cabeça, perda de sono, irritação na região do nariz, aceleramento do coração, incontinência urinária, bem como tendência a desenvolvimento de quadros hipertensivos, com risco de AVC, além de diminuição da frequência neurológica e respiratória.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
