CARACTERIZAÇÃO DE DUAS FITOSIONOMIAS EM ÁREA DE ECÓTONO, TOCANTINS
Keywords:
Traços funcionais, Cerrado, AmazôniaAbstract
O Cerrado destaca-se no cenário mundial como a savana tropical mais rica do mundo, chegando a comportar 5% da flora e fauna do mundo, sendo o segundo maior domínio fitogeográfico brasileiro, depois da Amazônia, concentrando um terço da biodiversidade brasileira. O estudo sobre a dinâmica das árvores nativas é de extrema importância, pois ainda há pouco conhecimento técnico sobre o comportamento das espécies nativas, como podem ser utilizados, seus traços funcionais e importância ecológica. Objetivou-se analisar os traços funcionais tais como as formas de dispersão e grupos ecológicos de duas áreas do domínio Cerrado, Dueré-TO. O trabalho foi realizado em duas fisionomias do Cerrado, sendo elas Savana Florestada e Parque Cerrado da Fazenda Paraiso, Dueré-TO, sendo realizado um inventário florestal no período de abril a maio de 2021, na área de Savana Florestada foram alocadas 49 parcelas de 20 m x 50 m, perfazendo uma área total de 49.000 m2 e na área de Parque Cerrado foram alocadas 119 parcelas, totalizando, 1.119,00m² de área amostrada em uma área total de 1.142,00 hectares. As espécies foram classificadas quanto as síndromes de dispersão e ao risco de extinção baseados em informações de literatura especializada. Na área de Savana Parque foram registrados um total de 2348 indivíduos, distribuídos em 35 famílias e 73 espécies. Dentre os dez indivíduos mais importantes da referida área, a família mais presente foi a Fabaceae. Destes 60% possuem dispersão anemocórica, 20% zoocórica, 10% zoocórica e barocórica e 10% sem classificação. A área de Parque Cerrado apresentou um total de 910 indivíduos os quais foram distribuídos em 32 famílias e 50 espécies, nesta área a família que apresentou maior diversidade também foi a família Fabaceae. Destes 50 % possuem dispersão zoocórica, 30% anemocórica e 20% sem classificação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
