A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO CONTROLE DA INFECÇÃO HOSPITALAR
Palavras-chave:
Farmacêutico, Infecção Hospitalar, Antimicrobianos, CCIHResumo
A infecção hospitalar é contraída após a entrada do paciente no hospital, e sua manifestação clínica pode ocorrer durante internação ou após alta. A finalidade deste trabalho é verificar a importância do farmacêutico no controle da infecção hospitalar. Com objetivos específicos: Descrever infecção hospitalar, identificar métodos que contribuam para diminuição de infecções hospitalares, descrever a função do farmacêutico frente a resistência bacteriana orientando no uso de antimicrobianos e, por fim; demostrar a relevância do farmacêutico junto da comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH). Sendo uma metodologia qualitativa e descritiva, por meio bibliográfico e documental. Portanto selecionou-se artigos publicados nas bases do Google acadêmico, Scielo, sites do Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira e periódicos em outras bases de dados. A função do farmacêutico no âmbito hospitalar não é delimitado apenas ao setor administrativo, onde trabalha apenas com medicamentos e coordenação de recursos financeiros. Se faz necessária e de extrema relevância a atuação do farmacêutico para o controle de IH, tendo atribuições importantes, dentre elas o acompanhamento farmacoterapêutico e a participação efetiva na equipe multidisciplinar dentro da CCIH, onde o farmacêutico é responsável em observar os indicadores de controle de infecção e sensibilidade dos antimicrobianos, taxa de letalidade, elaboração do guia de utilização de antimicrobianos e do manual de germicidas; monitorar as prescrições, verificar a ocorrência de resistência microbiana e estabelecer rotina de dispensações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

