ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA FARMÁCIA CLÍNICA
Palabras clave:
Farmácia clínica, Atuação farmacêutica, Uso racional de medicamentosResumen
Um(a) profissional graduado(a) em Farmácia tem como excelente opção de incremento da carreira a atuação como Farmacêutico(a) Clínico(a), uma especialidade voltada para à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar, e prevenir doenças. Esta área não é restrita somente a hospitais, mas incluem também farmácias comunitárias, clínicas privadas, ambulatórios, unidades de saúde e lares de longa permanência. Pode ser exercida em qualquer local que possua usuários de medicamentos expostos ao risco e às consequências de seu uso. Essa pesquisa objetivou avaliar se a Atenção Farmacêutica traz algum benefício e como funciona a farmácia clinica, sendo realizado pelo método de revisão bibliográfica com abordagem descritivo, exploratória que quanto aos finsserá de natureza qualitativa. Para a coleta de materiais foi utilizado o banco de dados da plataforma google Acadêmico, bases Manuais do Ministério da saúde, Linha - Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e CFF. Foi utilizado como critério de inclusão de artigos o descritor Atuação Farmacêutica, que, após leitura e avaliação do autor, esteve relacionado ao serviço público de saúde. Para exclusão de artigos, foram escolhidos os de Práticas Farmacêuticas que não possuíam o descritor Atuação Farmacêutica. Ao final considerou se que a Atenção farmacêutica é imprescindível para o acompanhamento dos pacientes, e garantir a saúde e bem estar, impedindo de forma efetiva o uso irracional de medicamentos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
