A FILOSOFIA MATOU SÓCRATES
Keywords:
Sócrates, Atenas, Acusação, Jurados, CondenaçãoAbstract
O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar o contexto em que se deu o processo de acusação e condenação de Sócrates realizado por Meleto, Anito e Lícon, assim como a coerência entre a argumentação e os discursos filosóficos de Sócrates em consonância com suas atitudes. A metodologia utilizada na coeva pesquisa é a qualitativa, através do levantamento bibliográfico contendo as obras clássicas de Platão: discípulo de Sócrates e Xenofonte, entre os artigos científicos e textos referente ao tema abordado e publicados em sites. Também foi realizada a revisão da bibliografia, coleta de dados investigação e análise. A pesquisa evidencia a crise política de Atenas após a derrota para Esparta na Guerra do Peloponeso que acabou em 404 a.C. gerando uma crise política em Atenas. Houve nesse período uma contestação através dos comportamentos considerados profanos pelos jovens atenienses que chegaram a profanar os Mistérios e os deuses através também da mutilação de estátuas entre outras atitudes. Sócrates fica surpreso ao ficar sabendo que Meleto o levou ao tribunal, chegado o momento de sua defesa ele se atém a um discurso baseado na moral, em muitos momentos encurrala Meleto, porém em vão os jurados o condenaram com a maioria dos votos contra sua absolvição. Foi acusado de corromper a juventude e profanar os deuses, Sócrates chegou a mencionar que o que levaria a condenação e a morte se acaso fosse condenado era a inveja, as mentiras e as calúnias pelos seus adversários intelectuais que colecionou ao decorrer de sua vida quando os refutava e os expunha perante o ridículo, observado que esta afirmação serve apenas para os orgulhosos e que tinham interesse e obtinham alguma vantagem em se mostrarem sábios. A fontes nos leva a crer que Sócrates foi acusado oportunamente e condenado à morte por interesses pessoais e pela rivalidade intelectual entre os pensadores da época sendo eles de diversas ocupações.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
