LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO:
INTOXICAÇÃO EXÓGENA POR AGROTÓXICO EM ARAGUAÍNA - TO ENTRE OS ANOS DE 2013 – 2022
Keywords:
Araguaína, agrotóxico, saúde, intoxicação, exposiçãoAbstract
Os primeiros indícios do uso de agrotóxicos demarcam centenas de anos. Contudo, a utilização indiscriminada logo evidenciou os malefícios causados aos indivíduos expostos a essas substâncias. Os casos de intoxicação podem se mostrar desde graus leves a moderados ou graves, também depende da quantidade do produto, tempo exposto e graus de toxicidade. O levantamento tem por objetivo caracterizar o perfil epidemiológico dos casos de intoxicações exógenas provocadas por agrotóxicos, buscando elucidar a incidência dos casos que aconteceram nos últimos nove anos, registradas no DATASUS. Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo de dados secundários referentes aos registros provenientes das fichas de investigação notificadas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação dos casos de intoxicação exógena por agrotóxicos no período de 2013 a 2022. Em conclusão, o Tocantins concentra quase 3% das notificações do país e a cidade de Araguaína responde por mais de 30% das notificações dessa problemática sendo o predomínio no sexo masculino e a faixa etária mais atingida entre 20 a 39 anos. No entanto, todas as idades foram atingidas incluindo mulheres e crianças não expostas diretamente. Logo, cresce o desafio à regularização desses químicos no sentindo de evitar agravos à saúde da população.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
