GESTÃO E DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO DO SUS
Palavras-chave:
Gestão, SUS, DificuldadesResumo
Sabe-se que o Sistema Único de Saúde (SUS) é o mais amplo sistema público que trata de saúde no mundo e, com isso, gerenciá-lo torna-se um desafio para seus gestores. Diante dessa realidade, este artigo realizou uma análise do sistema de gestão do SUS e as barreiras encontradas para a efetividade de seus processos. É um tema relevante, visto que toda sociedade se beneficia quando o SUS é administrado de forma eficaz. Este estudo tem como objetivo analisar o atual sistema de gestão do SUS, identificando possíveis desafios nele existentes, através da pesquisa bibliográfica. Como resultados, houve primeiramente uma caracterização do SUS e de sua gestão. Também os desafios encontrados foram identificados. Como conclusão, pode-se verificar que há na teoria um gerenciamento efetivo do SUS, com legislação ampla para buscar essa boa administração. Porém, na prática existem inúmeras barreiras, as quais precisam ser ultrapassadas para trazer melhorias ao gerenciamento do SUS.
Downloads
Referências
AMM. Controle social no SUS. 2014. Disponível em: https://portalamm.org.br/ controle-social-no-sus/. Acesso em: 30 jun. 2023.
ASSIS, Maria Cristina de. Metodologia do trabalho científico. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2008.
BRASIL. Constituição Federal. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 jul. 2023.
BRASIL. A gestão do SUS. Brasília: CONASS, 2015.
BRASIL. Manual de planejamento no SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
BRASIL. Maior sistema público de saúde do mundo, SUS completa 31 anos. Una-SUS, Brasília, set. 2021. Geral. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/ maior-sistema-publico-de-saude-do-mundo-sus-completa-31-anos#:~:text=Geral-,Maior%20sistema%20p%C3%BAblico%20de%20sa%C3%BAde%20do%20mundo%2C%20SUS%20completa%2031,de%20190%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas. Acesso em: 22 jun. 2023.
CHIORO, Arthur. Desafios para a gestão municipal do SUS. In: CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO, 27,
, São Paulo. Anais... São Paulo: COSEMS/SP, 2013.
CONASEMS. Manual do(a) gestor(a) municipal do SUS: Diálogos no cotidiano. 2. ed. Rio de Janeiro: CEPESP, 2019.
CONASS. Normas que conduzem o processo de planejamento no SUS. 2019. Disponível em: https://www.conass.org.br/guiainformacao/normas-que-conduzem-o-processo-de-planejamento-no-sus/. Acesso em: 09 jul. 2023.
IDSA. A importância e o desafio da boa gestão na saúde pública. 2018. Disponível em: http://idisa.org.br/noticias/a-importancia-e-o-desafio-da-boa-gestao-na-saude-publica?lang=pt. Acesso em 22 jun. 2023.
FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GIL, Célia Regina; LUIZ, Isaías Cantóia; GIL, Maria Cristina Rodrigues. Gestão Pública em Saúde - A importância do planejamento na gestão do SUS. São Luiz: UNA-SUS/UFMA, 2016.
MACHADO, Claudinei de Souza; CATTAFESTA, Mônica. Benefícios, dificuldades e desafios dos sistemas de informações para a gestão no Sistema Único de Saúde. Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, v. 21, n. 1, p. 124-134, jan./mar. 2019.
MARTINS, C. C.; WACLAWOVSKY, A. J. Problemas e desafios enfrentados pelos gestores públicos no processo de gestão em saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS, v. 4, n. 1. p. 100-109, jan./jun. 2015.
MENDES, Eugênio Vilaça. Desafios do SUS. Brasília: CONASS, 2019.
OLIVEIRA, Cristiano Lessa. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: Tipos, técnicas e características. Rev. Travessias, v. 4, n. 1, p. 1-16, 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.
SILVA, Bela Feiman Sapiertein; WANDEKOKEN, Kallen Dettmann; DALBELLO-ARAUJO, Maristela; BENITO, Gladys Amelia Vélez. A importância do planejamento como prática de gestão na microrregião de saúde de São Mateus (ES). Revista Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 39, n. 104, p. 183-196, jan./mar. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

