O AUMENTO DO CONSUMO DE ANSIOLÍTICOS POR JOVENS: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS LEGAIS E ÉTICOS.
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1726Palavras-chave:
Jovens. Ansiolíticos. Consumo. Legal. Ético., Young people. Anxiolytics. Consumption. Cool. EthicalResumo
O consumo crescente de ansiolíticos por jovens tem suscitado preocupações sérias em relação aos aspectos legais e éticos envolvidos. Este artigo abordará o tema, analisando as principais tendências e fatores que apontam para o aumento do uso de ansiolíticos entre a população jovem. Além disso, explora os desafios legais e éticos enfrentados por profissionais de saúde, educadores e legisladores diante dessas características. A discussão sobre os aspectos legais e éticos ressalta a necessidade de regulamentações mais rigorosas para o acesso aos ansiolíticos, a importância da educação sobre saúde mental nas escolas e a responsabilidade dos profissionais de saúde na avaliação e prescrição adequada desses medicamentos.. Em suma, enfatizará a importância de uma abordagem multidisciplinar para lidar com o aumento do consumo de ansiolíticos entre os jovens, considerando não apenas os aspectos legais e éticos, mas também os fatores sociais, psicológicos e educacionais que afetam esse aspecto. A conscientização, a educação e a colaboração entre diferentes partes interessadas são essenciais para abordar eficazmente essa questão complexa e preocupante.
Downloads
Referências
Barboza, M. P., Medeiros, D. B. S., Silva, N. M., & Souza, P. G. V. D. O uso de antidepressivos na adolescência e sua automedicação. Research,Society and Development. 10(15), 1-10. 2021.
BRASIL. Benzodiazepínicos: O que são, para que servem e efeitos colaterais. Disponível em https://www.exametoxicologico.com.br/benzodiazepinicos/. Acesso em 07 de outubro de 2023.
BRASIL. Disponível em: O uso excessivo de antidepressivos e ansiolíticos entre adolescentes e jovens. file:///C:/Users/Emerson%20Barrack/Downloads/35261-Article-391884-1-10-20221004.pdf. Acesso em 08 de outubro de 2023.
BRASIL. Jovens consomem mais medicamentos para transtornos mentais. Disponível em: https://www.saudebusiness.com/voc-informa/jovens-consomem-mais-medicamentos-para-transtornos-mentais. Acesso em 08 de outubro de 2023.
BRASIL. Uso Abusivo de Ansiolíticos na Juventude. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33201. Acesso em 08 de outubro de 2023
BRASIL. Risco do uso de antidepressivos entre jovens universitários da área da saúde. Disponível em: http://www.revista.ajes.edu.br/revistas-noroeste/index.php/revisajes/article/view/1. Acesso em 08 de outubro de 2023
BRASIL. Uso de benzodiazepínicos por estudantes adolescentes e jovens. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/join/2019/TRABALHO_EV124_MD1_SA51_ID232_23072019212741.pdf. Acesso em 06 de outubro de 2023.
BRASIL. Ansiedade e depressão e uso de substâncias psicoativas em jovens universitários. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762020000100014. Acesso em 05 de outubro de 2023.
BRASIL. Aumento do consumo de ansiolíticos coloca em risco adolescentes e adultos no País. Disponível em: https://www.anahp.com.br/noticias/aumento-do-consumo-de-ansioliticos-coloca-em-risco-adolescentes-e-adultos-no-pais/. Acesso em 05 de outubro de 2023.
BRASIL. Um ansiolítico por vaga. Disponível em: https://www.pucrs.br/revista/um-ansiolitico-por-vaga/. Acesso em 05 de outubro de 2023.
BRASIL. O Uso de Psicotrópicos entre Jovens na Pandemia. COVID-19. Disponível em: https://projetosintegradores.uniftc.edu.br/projetos/o-uso-de-psicofarmacos-entre-jovens-na-pandemia-2/. Acesso em 05 de outubro de 2023.
BRASIL. Jovens consomem mais medicamentos para transtornos mentais. Disponível em: https://www.saudebusiness.com/voc-informa/jovens-consomem-mais-medicamentos-para-transtornos-mentais#:~:text=Jovens%20consomem%20mais%20medicamentos%20para%20transtornos%20mentais,-Article%2DJovens%20consomem&text=Os%20dados%20indicam%20que%20o,De%20acordo%20com%20o%20Dr. Acesso em 05 de outubro de 2023.
Da Silva JLB. Estudo das Substâncias Psicoativas. Santa Catarina; 2010. Disponível em: <http://www.direcionaleducador.com.br/drogas/modulo-ii-%E2%80%93-estudo-das-substancias-psicoativas>. Acesso em 06 de outubro de 2023.
GUIMARÃES, J. L. et al. Consumo de Drogas Psicoativas por Adolescentes Escolares de Assis, SP. Revista Saúde Pública, v. 1, n. 38, p. 130 – 132, 2004.
Lemes, A. S. Uso de antidepressivos na infância e adolescência. Repositório da Universidade Federal de Juiz de Fora, Trabalho de Conclusão de Curso, p1- 55. 2018.
MOREIRA, M. S.; MORAIS, R. G.; MOREIRA, E. A. et al., Uso de psicofármacos em crianças e adolescentes. Rev. da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v.12, n.2, ago/dez. 2014.
MOTA, D. M. et al. Uso abusivo de benzidamina no Brasil: uma abordagem em farmacovigilância. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 3, n. 15, p. 717 – 724, 2011.
Pires, C. S., Bezerra, M. A. L., & Amorim, A. T. Consumo de psicofármacos entre adolescentes durante a pandemia da Covid-19. Research, Society
and Development. 11(7), 1-7; 2022.
REGUEIRA, M.; PELEGRINI, F. O Abuso de Medicamentos Psicotrópicos na
Contemporaneidade. Psicologia ciência e profissão, v. 3, n. 21, p. 38 - 43. 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.