ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS: ANÁLISE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i3.3546Palavras-chave:
Dialogismo Bakhtiniano; Objetos de Aprendizagem; Formação Docente.Resumo
É essencial que sejam fomentados novos saberes ligados a uma cultura profissional docente em que se estabeleça a elaboração de materiais de ensino de forma mais autônoma e contextual. Em se tratando do ensino de língua portuguesa, a consolidação da autonomia pedagógica perpassa pela ampliação de acesso aos suportes digitais que disponibilizem ao professor conteúdos e recursos para a elaboração de materiais didáticos mais personalizados e adequados às especificidades de seus alunos. Nesse sentido, tendo em vista a falta de acesso dos professores a materiais didáticos variados de qualidade, bem como as dificuldades para compreender as orientações da BNCC a fim de criar instrumentos pedagógicos baseados neste documento, esta proposta de trabalho, fundamentada nas bases teóricas do dialogismo bakhtiniano, estabelece-se como objetivo geral contribuir para as pesquisas no campo da linguística aplicada por meio do desenvolvimento de um aplicativo educacional que auxilie na elaboração de material didático para o ensino de língua portuguesa na educação básica. A metodologia utilizada no projeto de pesquisa intitulado “Aplicativo educacional para criação de material didático de LP como língua materna”, no qual trazemos as discussões para este artigo, foi inspirada no Design Thinking, isto é, uma abordagem interativa e centrada em pessoas e soluções de problemas (BROWN; WYATT, 2010; BROWN, 2017). Visualizamos, dentro dos resultados esperados, a efetivação da identidade docente dos estudantes e o apoio do aplicativo para a elaboração dos objetivos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. (1992/2010). Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes.
BAKHTIN, M. (2006). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13 ed. São Paulo: Hucitec.
BATISTA, A. A. G.. (2003) In: ROJO, R.; BATISTA, A. A. G. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. São Paulo: Mercado de Letras. p.25-67.
BRASIL. (2019). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
BRITO, G.S. e PURIFICAÇÃO, I. (2014). Educação e novas tecnologias- um (re) pensar. Curitiba, Intersaberes,
BROWN, T.; Wyatt, J. 2010. Design Thinking for Social Innovation. Development Outreach. © http://hdl.handle.net/10986/6068 License: CC BY 3.0 IGO.”~
BROWN, T. (2017: Design thinking : uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias / Tim Brown; tradução, Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Alta Books.
CORACINI, M. J. (Org.). (São Paulo: Pontes 1999) . Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes.
COSSON, R. (2004). Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006
FOUCAULT, M. (1995). O sujeito e o poder. IN: RABINOW, P., DREY-FUSS, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro; Forense Universitária.
GUIMARÃES, A. M. M.; KERSCH, D. F. (org). (2012). Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero na sala de aula de língua portuguesa. Campinas: Mercado de Letras.
GUIMARÃES, V.S. (2004). Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus,
JARDIM, M.L e SOUZA, G.Q. (2021). Metodologias ativas na prática pedagógica. Curitiba: Editora Appis.
MAINGHENEAU, D. (2017). Discurso e análise do discurso. São Paulo: Contexto.
NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org.). (2009). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz.
NIETSZCHE, F.W. (2009). A genealogia da moral. Trad. Mario Ferreira dos Santos. Rio de Janeiro: Vozes,
NIETSZCHE, F.W. (1992b).O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras.
PERRENOUD, P. (2000). Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed. .
TARDIF, M. (2023). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.
VERNANT, J.P. (1990). Mito e pensamento entre os gregos. Trad. Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
VICENTE, J. (1994). Subsídios para uma didáctica comunicacional no ensino-aprendizagem da filosofia. Revista Filosófica de Coimbra. V- 3, n.6, pp.321-358.
VIGOSTSKY, L. (2005). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
ZABALZA, M. A. (2004). O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

