A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palabras clave:
Formação continuada, Educação inclusiva, ProfessorResumen
As novas demandas da educação inclusiva têm exigido do professor uma mudança de postura com relação à sua atuação e métodos usados em intervenções pedagógicas com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. A formação continuada do profissional da educação inclusiva passa a ser uma necessidade essencial, considerando a necessidade de uma visão global e interdisciplinar dos aspectos que permeiam a educação inclusiva, principalmente vislumbrando essa modalidade de educação como um movimento humano, e que desponta como um desafio no cotidiano escolar. Assim, faz-se necessário estimular a construção de metodologias didático-pedagógicas inovadoras a serem desenvolvidas nas diferentes situações de aprendizagem da criança, seja ela uma criança comum, uma criança com necessidades educacionais especiais, ou de cultura e etnias diversificadas. Considerando a situação referida, para o desenvolvimento desse trabalho, levantou-se o seguinte problema: O que leva um profissional da educação da escola inclusiva, participar de cursos de formação continuada? Por meio de uma metodologia qualitativa, fez-se aqui uma análise bibliográfica de autores como STAINBACK, ROZEK, SASSAKI, MANTOAN, FONSECA entre outros, que discutiram sobre a formação continuada de professores, inclusive daqueles que estão diretamente ligados à educação inclusiva. Ao final das leituras e da revisão, chegou-se à conclusão de que a capacitação continuada de docentes é um dos modos de dar início à mudanças na qualidade do ensino, tendo como objetivo a criação de contextos educacionais inclusivos, capazes de assegurar a aprendizagem de todos os indivíduos, respeitando as particularidades de cada um, superando os desafios psicológicos, espaciais, temporais e culturais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
