UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Avaliação, Educação infantil, Prática Docente, CriançaResumo
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, contemplando o desenvolvimento integral da criança, como ser social capaz de construir aprendizagens. O tema escolhido justifica-se pela necessidade de resignificar os objetivos e finalidades da avaliação, esta que deve ser uma ferramenta que auxiliará o professor a refletir sobre sua prática docente dentro do processo de ensino aprendizagem. O presente artigo de revisão literária objetiva analisar a avaliação na educação infantil que será o foco principal desse trabalho, desmitificando os procedimentos para não se criarem juízos de valor acerca desse processo. A partir desse contexto para atender ao objetivo proposto, levantou-se a seguinte pergunta problema: Qual o papel da avaliação na educação infantil? Essa modalidade de ensino exige que os docentes conheçam as etapas de desenvolvimento da criança para não deixarem que a ação avaliativa assuma os mesmos contornos do ensino fundamental. A metodologia utilizada constitui-se em uma revisão de literatura apontando para autores que trabalharam com a temática avaliação em toda sua amplitude, perpassando por autores como Freire (1984); Godoi (2010); Kramer (1987); Oliveira (2007); Perrenoud (1999), entre outros, e documentos como oficiais como LDB (1996); LDB (2013); DCN (2013). Considerando-se, toda dimensão que o avaliar abrange na educação infantil, é necessário que o professor compreenda que sua a prática avaliativa deve constantemente lhe proporcionar momentos de reflexão para a qualidade do ensino, uma vez que avaliar vai além dos aspectos pedagógicos, incluindo também todas as dimensões do ser humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

