ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM SITUAÇÕES DE DESASTRES AMBIENTAIS
Keywords:
Desastres ambientais, Enfermagem Familiar, Planejamento em Desastres, Assistência de enfermagemAbstract
Esse artigo caracteriza-se como uma revisão narrativa de resultados e experiências publicadas na literatura científica por meio da base de dados Scielo sobre a descrição da atuação do profissional de enfermagem no atendimento às vítimas de desastres ambientais e ou naturais. Desastres naturais são caracterizados como consequências de alterações na natureza influenciadas ou não pelo ser humano e afetam diversas regiões do mundo. Além do impacto ambiental direto, geram também importante efeito político, econômico-social e cultural modificando a dinâmica da sociedade afetada. O cuidado de saúde, nestes casos, envolve de forma significativa a atuação dos profissionais de enfermagem através da promoção de atendimento, acolhimento e a garantia de informações que esclareçam os impactados. A fase de transição é considerada fundamental para dar início a fase pós-desastre. Diante disso identificou-se a necessidade de aprimoramentos nos atendimentos de emergências de saúde pública no Brasil e em sua continuidade. A diminuição dos impactos causados pelo desastre com os atendimentos de emergência possui ligação direta com a capacitação dos profissionais de enfermagem com o objetivo de prestar atendimentos de qualidade. A atuação da enfermagem é de suma importância em situações de desastres ambientais e ou naturais. É de fundamental importância a atuação do enfermeiro no atendimento às situações vivenciadas por cada familiar durante ou após o acontecimento do desastre sendo o mesmo o responsável pelo planejamento e treinamento da equipe predeterminando as mudanças em relação a promoção de saúde em setores hospitalares ou de Atenção Primária.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
