PREVALÊNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE INTERNAÇÕES POR TRANSTORNO MENTAL DEVIDO AO USO DE ÁLCOOL NA MICRORREGIÃO DE ARAÇUAÍ, SITUADA NO VALE JEQUITINHONHA, MINAS GERAIS, BRASIL
Palavras-chave:
Saúde Mental, Transtorno mental, Álcool, Sistema Único de SaúdeResumo
A atuação da Psicologia em políticas públicas tem papel fundamental na Atenção, Prevenção e Promoção da saúde biopsicossocial, integrando-se como uma ferramenta no desafio ao que se refere transtorno mental devido ao uso de álcool. O objetivo deste trabalho é investigar a prevalência de transtornos mentais devido ao uso de álcool no Vale Jequitinhonha, especificamente na microrregião de Araçuaí, Minas Gerais, Brasil. A microrregião de Araçuaí fica no Médio Jequitinhonha e abrangem os municípios de Araçuaí, Caraí, Coronel Murta, Itinga, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa. Os dados utilizados foram do SIH/SUS no período de 2008 a 2014. Num contexto mais amplo, vinculam-se pesquisas bibliográficas sobre os transtornos mentais e comportamentais, assim se preocupa em compreender através das leituras que se têm feito dos problemas relacionados ao alcoolismo. A pesquisa foi realizada no SIH/SUS no período de 2008 a 2014, com um total de 44 internações. O município de Araçuaí teve maior ocorrência de internações, porém Virgem da Lapa teve a maior média em relação à população. No período indicado houve um crescimento de internações, as variáveis que tiveram maior prevalência foi: homens, sexo masculino, idades entre 30 a 49 anos e pessoas na cor parda. Ao concluir este estudo, verificamos a necessidade de pesquisas que apontem o uso de álcool no Vale Jequitinhonha e a atuação das técnicas de psicologia na prevenção do problema.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

