SAÚDE MENTAL NA ESCOLA:
UM OLHAR SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Palabras clave:
saúde mental, fazeres e saberes, ações terapêuticasResumen
Esse estudo apresenta-se como uma análise compreensiva, descritiva, crítica e reflexiva sobre a saúde mental na escola com olhar voltada à criança no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). No presente estudo busca-se descrever a saúde mental no âmbito escolar, os fazeres e saberes relacionados às práxis de professores frente ao aluno no TEA. Adota-se como abordagem, a metodologia de revisão de literatura, onde se utilizou livros, teses, dissertações e artigos indexados Scielo e Gooogle acadêmico no período de novembro de 2018 a maio de 2019. Ainda foram utilizadas as palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo na escola, metodologia de ensino em saúde mental de pessoa no TEA no ambiente escolar, saúde mental de criança no TEA na escola. Os achados apontam que são poucos os estudos que evidenciam a importância da saúde mental no TEA. Alguns destacam os problemas de ordem de biológica, hereditária, genética ou quadro psicossociais conflitantes, e outras se voltam para diagnóstico e intervenção. Contudo, observa-se que pesquisas apontam a relevância dos fazeres e saberes em saúde mental no âmbito escolar, onde o professor/mediador pode desenvolver suas práxis baseadas em evidências de teoria do desenvolvimento humano, cognitiva-comportamental, psicanalítica e psicodinâmica. Ações essas desenvolvidas e conduzidas por práxis de ateliês, salas ambientes, música e teatro. Conclui-se, que essas ações terapêuticas voltadas para interação, dialética e a percepção acerca do aluno no TEA. Ainda, trabalham conteúdo cognitivocomportamental, afetivo, emocional e social, de modo que é considerado genuinamente um fator em saúde mental, pois, todos interagem entre si.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
