OCORRÊNCIA DA AVIFAUNA NA LAGOA DO PATÃO E LAGOA DO PLANALTO EM PATOS DE MINAS – MG E SUAS RELAÇÕES GEOGRÁFICA E GEOMORFOLÓGICAS
Palavras-chave:
Avifauna, Cerrado, Diversidade, Lagoas, Patos de Minas, GeologiaResumo
A avifauna do Cerrado é extremamente rica e diversa. Sua composição está sendo alterada pelo desmatamento que deixa pequenos fragmentos da mata original, e estes são ineficientes em manter espécies florestais especialistas. Existe no Brasil um número reconhecido de 1.919 espécies de aves, tendo em vista a grande extensão territorial. As aves contribuem na dispersão de sementes pois são considerados importantes bioindicadores ambientais. A ocorrência das aves está associadaà flora e a flora está diretamente associada com a geologia e geomorfologia, determinando, assim, o ecossistema local. O presente trabalho teve como objetivo, inicialmente realizar uma revisão de literatura de forma exploratória sobre os dados geográgicos e geomorfologicos a elaboração de um inventário preliminar da avifauna através da identificação das aves existentes na Lagoa do Patão e Lagoa do Planalto em Patos de Minas - MG. A coleta de dados ocorreu de janeiro a agosto de 2020. Na área de estudo foram marcados cinco pontos, onde ocorreram as observações, que eram realizadas no início da manhã e no final da tarde a cada 15 (quinze) dias, contabilizando-se seis horas de observações diárias. A região em estudo faz parte do setor meridional da Faixa de Dobramentos Brasília, setor oriental da Província Estrutural Tocantins. Registrou-se, no presente trabalho, uma riqueza de 68 espécies. Dentre as famílias encontradas, as que apresentaram uma maior riqueza foram: Thraupidae, Tyrannidae, Ardeidae e Anatidae. Os resultados obtidos apresentam-se como os passos iniciais de uma pesquisa com avifauna no município de Patos de Minas, onde um esforço amostral maior, com auxílio de redes de captura (após aprovação dos órgãos competentes) e poderá contribuir com espécies adicionais para esse levantamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

