A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS NA DOR LOMBAR CRÔNICA
Palabras clave:
dor lombar crônica, fatores psicossociais, avaliação, questionários, fisioterapiaResumen
A dor se trata de um mecanismo de proteção existente no corpo humano que transmite sinais de alerta indicando que algo indesejável está sucedendo, o que nem sempre indica uma lesão e tampouco a causa da dor existente. Dor lombar é um importante problema de saúde pública que afeta cerca de 84% da população em algum momento da vida, sendo responsável por grandes índices de incapacidade e falta no trabalho, além de gerar altos custos para a sociedade, e pode ser conceituada como crônica quando tem duração maior que três meses. O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram consultados artigos publicados nas bases de dados virtuais: PEDro, Scielo e Pubmed; além de dados em sites oficiais renomados, com o objetivo de demonstrar a influência de fatores psicossociais no desenvolvimento e persistência da dor lombar crônica, de forma a possibilitar a integração de um tratamento adequado na prática fisioterapêutica. Há um grande indício de que pacientes com dor lombar crônica tenham alguma alteração psicossocial acompanhada que colaboram para a sustentação do estado de dor e maior restrição às atividades, o que implica a necessidade de se atentar a esses fatores na avaliação. Com isso, a inclusão de questionários de avaliação psicossocial, como o Start Back Screenig Tool e o Orebro Musculoskeletal Pain Screening Questionnaire, são úteis na promoção e garantia de uma reabilitação mais eficiente, contribuindo na triagem dos pacientes quanto ao risco de um prognóstico ineficaz no tratamento primário.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
