PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS NO DOMICÍLIO
Keywords:
Quedas, Idosos, Prevenção, EnfermagemAbstract
As quedas em idosos são um problema de saúde pública e torna-se muito necessários estudos sobre suas causas, consequências como meios de prevenção. Sabe-se que as quedas são frequentes nos idosos e eles permanecem, a maior parte do tempo, em domicílio. No entendimento de Perracini (2008) queda é um evento frequente e limitante, sendo considerado um marcador de fragilidade, morte, institucionalização e de declínio na saúde do idoso. Os fatores extrínsecos referem-se aos desempenhos e atividades das pessoas idosas e ao meio ambiente. As medidas preventivas têm como foco evitar o trauma e os seus efeitos. Este artigo teve como objetivo evidenciar as principais causas, consequências e formas de prevenir quedas em idosos. Tratase de uma revisão bibliográfica, com a intenção de obter informações válidas, colaborando para o aprofundamento do conhecimento acerca do tema escolhido, onde buscou se referências sobre a prevenção de queda em idosos com a finalidade de garantir um envelhecimento mais tranquilo e saudável para essa população cada vez mais crescente no Brasil e no mundo. Ao final desta pesquisa considerou-se que o enfermeiro tem papel fundamental na prevenção de quedas, pois possui os conhecimentos necessários para controlar os fatores de risco para quedas nessa população. É ainda capaz de orientar os familiares na prevenção das quedas em domicilio, identificar as estratégias relacionadas às mudanças internas de mobília, garantindo então, maior segurança em seu ambiente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
