A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA
Palabras clave:
Unidade de Terapia Intensiva, Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, Assistência à EnfermagemResumen
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) consiste em um ambiente equipado com avançados aparelhos de tecnologia, reservada a pacientes críticos que precisam de cuidados complexos, assim como monitoramento ininterrupto. Neste ambiente, a pneumonia associada à ventilação mecânica, representada pelas siglas PAV ou PAVM, figura como um dos quadros mais comuns. Diante disso, o presente estudo tem por finalidade discorrer sobre a assistência de enfermagem na prevenção de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. A escolha dessa temática reside no fato de que a PAV consiste em uma das circunstâncias mais tormentosas que ocorrem nas UTIs, sendo um dos quadros de infecções mais corriqueiros, e, por isso torna-se indispensável verificar as possíveis medidas que os enfermeiros podem tomar para evitar episódios envolvendo a mencionada condição. Para resolver a problemática apresentada definiu-se como metodologia a produção de uma pesquisa de cunho qualitativo, enquanto que para análise de informações foi utilizada a revisão bibliográfica, tendo como principais autores Gabriele de Andrade Leal, Pamela Pereira e Fernanda Alves Ferreira Gonçalves. Por fim, foi possível verificar que a assistência de enfermagem é extremamente importante para prevenir a PAV, uma vez que tais profissionais desempenho açõesimprescindíveis para esta missão, figurando como principais: a higienização das mãos, o posicionamento do paciente, a higiene oral, a atenção com o circuito do ventilador mecânico e a aspiração endotraqueal.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.