UM ESTUDO SOBRE A SOBRECARGA EM CUIDADORES DE IDOSOS COM DEMÊNCIA
Palabras clave:
Cuidador, Demência, Sobrecarga, ZaritResumen
Objetivo: Caracterizar o grau de sobrecarga dos cuidadores familiares de idosos com demência em um ambulatório de Geriatria. Fazer uma correlação entre a sobrecarga com as condições socioeconômicas do cuidador de maneira a identificar os fatores que possam ocasionar o excesso de sobrecarga. Método: Estudo de natureza quantitativa, prospectiva, transversal, do tipo descritiva. Realizado através de uma entrevista semiestruturada, com descrição de perfil socioeconômico, e da aplicação da Escala Reduzida de Sobrecarga Cuidador de Zarit, composta por 7 itens. Foram incluídos cuidadores informais de idosos com demência em um ambulatório de Geriatria, na cidade de Boa Vista, Roraima, durante 3 meses. Resultado: Foram identificados 23 cuidadores. Em relação à Escala de Zarit, 52% dos cuidadores apresentaram sobrecarga leve, 30% sobrecarga moderada e 17% sobrecarga grave. Observou-se correlação estatisticamente significante (p ≤ 0,05) nas variáveis sexo e número de pessoas por residência. Também foi observada predominância de cuidadores com algum grau de familiaridade com o idoso, com mais de 8 anos de escolaridade e tempo de prestação de cuidados de mais de 5 anos. Conclusão: O maior número de pessoas em domicílio, por ajudar na divisão dos cuidados do paciente com demência, pode contribuir com a diminuição da sobrecarga de cuidados. Além de cuidadoras femininas terem mais cultura do “cuidar”, do que homens. Mais estudos são necessários para ampliar mais dados que possam estar correlacionados.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
