O PACIENTE TRANSPLANTADO E A IMUNOSSUPRESSÃO:
A IMPORTÂNCIA E O EFEITO DOS MEDICAMENTOS IMUNOSSUPRESSORES
Keywords:
Inibidores, Imunossupressão, Transplante, Órgãos, RejeiçãoAbstract
À medida que a compreensão da base molecular da resposta imune se expandiu rapidamente, também aumentaram as possibilidades de projetar intervenções terapêuticasmais eficazes, mais específicas e mais seguras do que as opções de tratamento atuais. A farmacocinética das drogas imunossupressoras é complexa e imprevisível. Um índice terapêutico estreito exclusivo para cada paciente, bem como absorção, distribuição e eliminação variáveis, são características desses medicamentos. Trata-se então de uma revisão de literatura, com o intuito de identificar e analisar as produções cientificas relacionadas ao tema, produzidas no período de 2010 a 2022. A pesquisa aqui apresentada, aborda o tema do paciente transplantado e a imunossupressão, mais precisamente, a importância e o efeito dos medicamentos imunossupressores. O transplante não só salva vidas, como também apresenta melhor relação custo/benefício em relação ao tratamento e cuidados paliativos. O resultado do transplante de órgãos melhorou significativamente desde o desenvolvimento de drogas imunossupressoras. Ainda assim, os efeitos colaterais desses medicamentos podem ser graves, resultando em uma expectativa de vida menor para pacientes transplantados em comparação com a população em geral.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.