EFEITO DE TRÊS DECLIVIDADES DE BANCADA SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE NO SISTEMA HIDROPÔNICO
Keywords:
Hidroponia, declividade do perfil, solução nutritivaAbstract
Nos últimos anos o cultivo de alface hidropônico vem crescendo principalmente pelo crescimento populacional e a grande demanda por alimento, que a cada dia será ainda maior. Dentre as tecnologias que vêm sendo aplicadas, a hidroponia tem se destacado pela melhoria das hortaliças, mas também pela maior produtividade em grande e pequena escala. Neste sistema é necessário uma certa declividade da bancada ou das calhas de cultivo para que as plantas recebam adequadamente o fluxo nutritivo necessário. A velocidade da solução nutritiva, por sua vez, tem grande influência na absorção pelas raízes. Algumas pesquisas já foram feitas sobre a declividade ideal, mas outros fatores, como umidade e temperatura, também influenciam dependendo da região. Este trabalho pretende avaliar a efeito da declividade da bancada sobre o desenvolvimento de alface cv. Caipira em três declividades 2%,4%e 6% em delineamento de blocos totalmente casualizados (DBC)com 3 repetições e 20 plantas por parcelas. Foi avaliado a massa fresca da planta inteira, da parte herbácea e da raiz, sendo realizado o teste de variância com fator duplo sem repetições para a comparação das médias. Os resultados mostraram que o tratamento de 2% de declividade apresentou maior produção de massa fresca e massa foliar.Estatisticamente para massa da raiz não houve diferença significativa entre os tratamentos de 2%, 4% e 6%.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
