A INFLUÊNCIA DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES ACOMETIDOS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER
Keywords:
Alzhaimer, Fisioterapia, TratamentoAbstract
A Doença de Alzheimer (DA) é definida como uma doença neurodegenerativa que se manifesta apresentado deterioração cognitiva e da memória recente, manifestando também uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao decorrer do tempo. Essa pesquisa consiste em revisão integrativa sobre A influência da Fisioterapia na doença de Alzheimer, foram realizadas buscas em livros e artigos a partir de 2011 á 2022. A DA é uma doença evolutiva, que causa grande incapacidade. E até os dias atuais nada se conhece sobre tratamento preventivo, paliativo ou de cura para esta DA, e desta forma, é conhecida por ter se tornado um problema de saúde pública de grande preocupação na atualidade. Contudo, é possível fazer muito pelo paciente e por seus familiares, em outras palavras, mesmo sendo incurável, a DA é tratávelSabendo disso surgiu a necessidade de expor sobre a abordagem fisioterapêutica durante o curso da doença. A fisioterapia tem de extrema importância na melhora do paciente acometido, trazendo benefícios e resultados satisfatórios após o descobrimento da patologia. Com isso, o fisioterapeuta trabalha justamente para tentar preservar a autonomia, utilizando-se de técnicas para fortalecimento muscular, alongamentos, exercícios respiratórios, consciência corporal, coordenação motora, além de trazer bem-estar psicológico para o paciente. Portanto, podemos concluir que é imprescindível uma intervenção fisioterapêutica motora e cognitiva, que auxiliar na estimulação de funções vitais do cérebro, as conexões neurais, para preservar o estado cognitivo, assim, fazendo com que estes portadores possam ser independentes funcionalmente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
