O DIREITO PENAL DO INIMIGO NO ORDENAMENTO JURÍDICO E OS SEUS ASPECTOS NO INSTITUTO DA PRISÃO PREVENTIVA
Keywords:
Direito Penal, Direito Penal do Inimigo, Prisão Preventiva, Ordenamento Jurídico Brasileiro, Cidadão e InimigoAbstract
O objeto do presente trabalho é fazer uma análise da teoria do Direito Penal do Inimigo, desenvolvida por Gunter Jakobs, abordando como a teoria é expandida dentro do ordenamento jurídico no Brasil, bem como em relação ao instituto da prisão preventiva. Observando a definição da teoria, pretéritos filosóficos, e como a teoria pode influenciar a sociedade os efeitos caso fosse implementada no Direito. A teoria fere de forma direito preceitos e garantias constitucionais, a dignidade da pessoa humana, sendo demonstradas as diversas críticas que a teoria recebe em razão de seus aspectos que não visam a dignidade da pessoa humana. Aquela pessoa considerada delinquente é denominada inimigo, e quando isso acontece, o infrator perde o status de cidadão e não é visto nem como uma pessoa, uma vez que lhe são retirados todas as garantias e direitos constitucionais, uma vez que a teoria não faz jus à finalidade da pena, que é a ressocialização. Dessa forma é necessário demonstrar como o fenômeno do Direito Penal do Inimigo ainda tem aspectos dentro do instituto da prisão preventiva, como uma antecipação da pena privativa de liberdade em fase de procedimento investigatório, sendo analisado que a prisão preventiva é medida cautelar, devendo ser utilizado em caráter de exceção e sendo que isso não ocorre na prática. A metodologia do trabalho foi desenvolvida por estudo bibliográfico, sendo baseado em livros, leis e artigos encontrados na internet, onde são abordados os temas referentes a prisão preventiva, bem como o Direito Penal do inimigo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
