EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL
Keywords:
Obesidade, Orientação Nutricional, CriançasAbstract
A obesidade e a educação nutricional em prol do seu combate são de fato um assunto de repercussão social, mas que ainda apresenta um verdadeiro desafio que se renova a cada dia, tendo em vista que os veículos de comunicação em massa exercem uma influência direta nos hábitos alimentares com mensagens insuficientes e ineficazes, e investem cada vez mais no público infantil. O objetivo geral deste trabalho foi compreender a obesidade infantil, os fatores associados, tratamento, controle, e como a educação nutricional pode auxiliar nessa prevenção. E como objetivos específicos: analisar os conceitos de obesidade infantil; apresentar fatores envolvidos na gênese desta condição incluindo a educação alimentar, o marketing de alimentos e a escolha das crianças e, por fim, compreender sobre a educação nutricional como meio de prevenção da obesidade infantil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva quanto aos fins, e a revisão bibliográfica quanto aos meios. Os resultados demonstraram que os fatores que mais contribuem para a obesidade são os relacionados aos hábitos alimentares e comportamentais que vem sendo construídos pelas crianças com base no que vivenciam, influenciados pelos familiares, ou até mesmo pelo meio midiático, associado ao tempo gasto frente aos aparelhos tecnológicos que lhes dão acesso as informações de alimentos diversos. Ressalta-se que a atuação do profissional de nutrição engajado em aconselhar e orientar a estilos saudáveis funcionam também como estratégias no intuito de prevenir ou tratar o quadro de distúrbios nutricionais das crianças que estão envolvidos no desenvolvimento da obesidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
