COMUNIDADES DO CERRADO DO PANTANAL:
impactos e conflitos socioambientais mapeados
Keywords:
Comunidades do Cerrado do Pantanal, Moradores/as, Impactos e conflitos socioambientaisAbstract
Esse texto é fruto da pesquisa de mestrado intitulada " Conflitos socioambientais e mudanças climáticas sob o olhar das juventudes camponesas de Poconé-Mato Grosso". O objetivo desse artigo é refletir a partir das narrativas dos/as moradores/as das comunidades que participaram do I e II Mapeamento Social sobre os impactos e conflitos socioambientais existentes nas Comunidades do Cerrado do Pantanal, mesmo o foco ser a percepção das juventudes de Zé Alves e Laranjal, consideramos importante conhecer o contexto local junto com os/as moradores/as das comunidades. A proposição investigativa apoia-se no método qualitativo, tendo como táticas metodológicas o Mapa Social que busca evidenciar os grupos invisibilizados e as injustiças socioambientais que transformam-se em conflitos à medida que a resistência e mobilização vão se instaurando nos territórios. Para obter as informações que compõem esta pesquisa, realizamos sete trabalhos de campo, dois seminários de mapeamento com as comunidades inseridas no Cerrado do Pantanal, doze entrevistas semiestruturadas com as juventudes das comunidades Zé Alves eLaranjal, ademais fontes secundárias (relatórios, artigos e censos) sobre as comunidades pesquisadas. Por intermédio do mapeamento foram registradas seis causas propulsoras de conflitos: disputa por terra, desmatamentos, queimadas, garimpo, disputa por água e uso de agrotóxicos que ocorrem principalmente entre quilombolas e fazendeiros; assentados e fazendeiros; povos tradicionais e fazendeiros; e entre quilombolas e quilombolas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
