ACESSO E OFERTA DE TRATAMENTOS ORTODÔNTICOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.3873Abstract
RESUMO
O artigo aborda a integração da ortodontia ao Sistema Único de Saúde (SUS) e seu impacto na promoção da saúde bucal e qualidade de vida da população. A saúde como um direito garantido pela Constituição Federal e operacionalizado por meio do SUS, destacando a política pública "Brasil Sorridente" como marco para a inclusão da saúde bucal no cuidado integral. Aponta-se o crescimento da demanda por tratamentos ortodônticos, impulsionado por melhorias nos indicadores de saúde bucal e maior acesso a serviços odontológicos. O estudo propõe-se a compreender o papel da ortodontia no sistema público, caracterizando suas modalidades preventiva e interceptativa na atenção básica, analisando sua importância dentro do SUS e a necessidade de qualificação dos cirurgiões-dentistas. Essa pesquisa é uma revisão de literatura que aborda a evolução da política de saúde bucal no Brasil, desde a criação do SUS até a estruturação das Equipes de Saúde Bucal e dos Centros de Especialidades Odontológicas. Discute-se a relevância da ortodontia preventiva e interceptativa como estratégias eficazes no controle das más oclusões e as repercussões estéticas, funcionais, psicológicas e sociais dessas alterações. São explorados os principais fatores etiológicos das oclusopatias, a importância do diagnóstico precoce e os procedimentos clínicos mais comuns nas fases de dentição decídua e mista. Destaca-se ainda o impacto sociocultural da estética facial e a urgência da ampliação dos serviços ortodônticos no SUS. Embora a política pública tenha avançado, o artigo ressalta limitações estruturais e a carência de especialistas, com atendimento registrado em apenas 39 municípios brasileiros. Concluiu-se, então, que a integração da ortodontia ao SUS é essencial para garantir o cuidado integral em saúde bucal, devendo contemplar prevenção, tratamento e suporte psicossocial. A qualificação profissional e o fortalecimento de políticas públicas específicas são apontados como medidas fundamentais para suprir a demanda populacional e minimizar os impactos das más oclusões na vida dos indivíduos.
Palavras-chave: Ortodontia preventiva; má oclusão; saúde bucal; Serviço Público de Saúde.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
