SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA:
TEMA TRANSVERSAL
Palavras-chave:
Sexualidade, adolescência, saúde e tema transversalResumo
O estudo sobre a sexualidade na adolescência vem sendo trabalhado nas escolas a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – Lei nº. 9.394/1996 e, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, por meio dos temas transversais. O presente artigo sobre sexualidade na adolescência: tema transversal, objetiva mostrar que a educação sexual nas escolas ainda é caminho significativo para levar informações adequadas e corretas às crianças e adolescentes que iniciam sua vida sexual cada vez mais cedo causando preocupações diversas e conflitos nos pais que, muitas vezes, não conseguem dialogar com seus (suas) filhos (as). A metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura perpassando por autores como AQUINO (1997); FURLANI (2003); DESIDÉRIO (2010); MARTINEZ (1998) entre outros, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Lei de Diretrizes e Bases (1996). Considerou-se que o estudo da sexualidade na escola é um componente primordial para formar cidadãos conscientes, críticos e responsáveis abrangendo cunho individual e social. A orientação sexual foi incorporada nos currículos escolares tendo em vista que os adolescentes necessitam de uma atenção especial em relação a uma orientação sobre sua vida sexual. Os PCNs. pretenderam constituir uma proposta flexível de conteúdos para orientar a estrutura curricular de todo o sistema educacional, fornecendo subsídios às escolas na construção do planejamento curricular a partir das distintas realidades sociais. Esse tema, (orientação sexual) tem como eixo central a educação para a cidadania e não se constituem em novas disciplinas, mas devem abranger todas as áreas do conhecimento, tanto dentro da programação diária da escola, como fora dela.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

