O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA PRODUÇÃO E GARANTIA DA QUALIDADE DE CERVEJA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4100Palavras-chave:
Cerveja; garantia da qualidade; farmacêutico.Resumo
A produção de bebidas tem representado um grande avanço na contemporaneidade, principalmente com importância econômica diante do consumo. O farmacêutico é um profissional de destaque nesse processo, por uma das suas áreas de atuação ser na indústria de alimentos e bebidas, onde atua em diferentes etapas e setores, como no controle e garantia da qualidade. O objetivo desse estudo consiste em relatar sobre a importância do farmacêutico no processo de produção de cerveja, além do seu papel na garantia da qualidade. Foi desenvolvido por meio de uma revisão integrativa de literatura, de abordagem qualitativa. Para esse estudo, serão consultadas as bases de dados: National Center for Biotechnology Information (PUBMED), Scientific electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do caribe em ciências da saúde (LILACS). Foram utilizados, para a busca dos artigos, os seguintes descritores e suas combinações nas línguas portuguesa e inglesa: “Produção de cerveja”; “Farmacêutico”; “Garantia da qualidade”. A princípio, a busca pelos descritores foi dada individualmente, na qual todos estão cadastrados. Foram selecionados os artigos científicos, que passaram por revisão de pares, originais, nos idiomas português e inglês, a partir de 2016. Os resultados foram baseados na análise crítica dos artigos, tendo como foco compreender a respeito da importância do farmacêutico no processo de produção de cerveja e na garantia de qualidade, destacando como resultado principal as atribuições e os fluxos necessários para a atuação farmacêutica. Conclui-se que executar o controle de qualidade é primordial para garantir e verificar se a produção de cerveja atende aos padrões de qualidade exigidos por meio de avaliação segura em todos os protocolos estabelecidos pelas várias agências regulamentadoras.
Downloads
Referências
ALMEIDA, D. S.; BELO, R. F. C. Análises físico-químicas de cervejas artesanais e industriais comercializadas em Sete Lagoas-MG. Revista Brasileira de Ciências da Vida, v. 5, n. 5, 2017.
BATISTA, E. L. A. Cerveja artesanal: uma revisão sobre o seu Processo de produção e seu potencial antioxidante. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia dos Alimentos) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
CARVALHO NETO, D. M. et al. Conceitos Químicos Envolvidos na Produção da Cerveja: uma revisão. Revista Virtual de Química, v. 12, n. 1, p. 1-28, 2020.
COELHO NETO, D. M. et al. Estudo do perfil químico de cervejas brasileiras: uma avaliação entre as bebidas artesanais e industriais. Quim. Nova, v. 45, n. 5, p. 518-530, 2022.
Chagas, M. L. et al. Atuação do farmacêutico na indústria de alimentos. Revista Contemporânea, v. 4, n 12, p. 1-16, 2024.
DE PAULA, L. N.; ALVES, A. R.; SHEUER NANTES, E. A. A importância do controle de qualidade em indústria do segmento alimentício. Revista Conhecimento Online, [S. l.], v. 2, p. 78-91, 2017.
FERREIRA, L. F. Análise das cervejas tipo cream ale, pilsen e saison, segundo as especificações legais. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Universidade Federal da Paraíba. 2019.
MENEZES, M. C. R. C. Controle de qualidade em uma cervejaria artesanal: análise de contaminantes do processo de fabricação e eficácia do sistema de clean in place. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia dos Alimentos) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
NASCIMENTO, J. M. R.; SANTOS, M. R.; QUINTILIO, M. S. V. O controle de qualidade nas indústrias farmacêuticas. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 5, n. 11, 2022.
NAVARRO, L. et al. Processo de fabricação de cerveja artesanal. In: Anais da Feira de Ciências, Tecnologia, Arte e Cultura do Instituto Federal Catarinense do Campus Concórdia, v. 6, n. 1, 2023.
OLIVEIRA, M. C. Cerveja Artesanal: Matérias-primas, Processamento, Fermentação e Desenvolvimento Tecnológico de Fabricação. Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisa e Práticas Contemporâneas, v. 2, p. 335-351, 2021.
OLIVEIRA, A. M. R.; DREVECK, D.; ARL, M. Análise do processo de produção de cerveja. Repositório Universitário de Ânima, v. 18, n. 3, p. 1-11, 2023.
PENEDO, LS; et al. Utilização das ferramentas da qualidade nos processos de manutenção, visando o desperdício de tempo e a produtividade. RevistaTeccen, v. 13, n. 1, p. 16-24. 2020.
PIMENTA, L. B. et al. A história e o processo da produção da cerveja: uma revisão. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 37, n. 3, 2020.
PIMENTEL, C. E. M. et al. Produção de cerveja artesanal com adição de ácido ascórbico a partir de fruto amazônico. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 10, p. 18553-18560, 2019.
RAMOS, E. N.; ANDRADE, L. G. Atuação do farmacêutico no controle de qualidade. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE, São Paulo, v.8.n.03. p. 422-431, mar. 2022.
ROVIRA, J. Sanitização. Módulo de Referência em Ciência de Alimentos. Enciclopédia de Alimentos e Saúde, v. 8, n. 3, p. 706-713, 2016.
SALES, L. S.; SOUZA, P. G. Produção de cerveja do estilo Catharina Sour com Araçá-boi (Eugenia stipitata McVaugh). Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 1599-1613, 2021.
SAVEDRA, L. A.; ROYER, R.; ROSA, A. Ferreira Porto. Aplicação de ferramentas da qualidade e planejamento para o controle de produção de cerveja artesanal. Revista Prociências, v. 4, n. 1, junho, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

