MICRODRENAGEM URBANA EM ALMENARA-MG
Keywords:
microdrenagem urbana, bocas coletoras, sarjetas, meio-fio, poço de visita, retrofitAbstract
Os dispositivos da microdrenagem urbana são elementos que têm características de captar a água pluvial e direcionar para o seu destino final ideal. Sendo estes dispositivos (bocas coletoras, sarjetas, meio fio e poço de visita), cada um possui características distintas que tem um único objetivo que é o de organizar as águas das chuvas para evitar transtornos nas cidades. Neste trabalho foram estudados 5 (cinco) pontos de alagamentos da cidade de Almenara/MG, nos quais, em visitas in loco, percebe-se que a microdrenagem urbana existe, mas é ineficiente. A metodologia usada para obtenção de informações foi pesquisa em campo, reuniões com representantes do executivo e do legislativo municipais e da concessionária de fornecimento de água e tratamento de esgoto da cidade, uma vez que o trabalho proposto se refere, diretamente, ao retrofit do sistema de microdrenagem urbana existente com o objetivo de melhorar o bem-estar social e saúde pública. A pesquisa se mostrou bastante complexa dada a pouca literatura sobre tema abordado, fazendo com que os parâmetros analisados fossem baseados em situações semelhantes registradas em outros municípios do Brasil, sendo, inclusive, observado modelos em cidades de outros países. As ações para correção do sistema estudado são dificultadas pela falta de um projeto de referência e pela utilização, em paralelo, e de forma clandestina, das galerias pluviais existentes para destinação de esgoto residencial. Ao abordarmos este tema, buscamos uma forma de alertar para um problema que se agiganta nos períodos chuvosos e que caracteriza condição de impacto à saúde pública, além de causar vários outros problemas para a população que circula pelas áreas afetadas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
