A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO PAI NAS CONSULTAS DE PRÉNATAL
Keywords:
Pré-natal, Pai, Paternidade, Saúde do HomemAbstract
O pré-natal consiste na assistência multiprofissional para assegurar uma gravidez saudável, sem intercorrências para com a saúde da mãe e do concepto. Diante dessa situação, surgiu à necessidade de estudar a importância do envolvimento paterno durante a gestação, tanto para a gestante quanto para o pai, a fim de conhecer os motivos pelos quais essa participação encontra-se diminuída. Tem como objetivo descrever a importância da participação do pai nas consultas de pré-natal para as gestantes atendidas e acompanhadas na Estratégia Saúde da Família.Trata-se de um de revisão de literatura de cunho descritivo embasado em literatura pertinente sobre o assunto. O estudo foi realizadono período de janeiro a maio de 2018. Em relação à participação dos pais na consulta, a maioria não participa em decorrência da jornada de serviço ser durante a consulta de pré-natal e pelo desconhecimento da importância do prénatal e dos seus direitos. Sugere-se: inclusão da participação do pai nas consultas de prénatal e nas ações de saúde pública a fim de fortalecer o vínculo de paternidade no intuito de garantir a integralidade do cuidado. É preciso que as equipes de saúde da Estratégia Saúde da Família incluam na agenda da equipe o tema importância paterna no pré-natal; possível mudança nos horários de atendimento das unidades para realização do pré-natal em horário flexível para o homem participar.Melhorar a Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família, nas escolas, empresas, igrejas e em ações nas comunidades acerca do tema.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
