A RELAÇÃO ENTRE FATORES ALIMENTARES E A MANIFESTAÇÃO DE SINTOMAS NO TRANSTORNO NO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
Autismo, Exorfinas, DietoterapiaResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome caracterizada por prejuízos persistentes na comunicação social recíproca, com interação social restrita e padrões repetitivos de comportamentos, interesses e atividades. O objetivo deste estudo foi identificar os principais dados publicados sobre a relação entre alguns nutrientes e a manifestação dos sintomas relacionados à enfermidade. Além das diferentes características identificadas nos autistas, principalmente, a falha na interação social e baixo desenvolvimento da linguagem, existe uma sequência de desordens gastrointestinais como inexistência ou carência na produção de enzimas digestivas, aumento da permeabilidade intestinal e inflamações da parede do intestino, aumentando os sintomas dos portadores da doença. Fatores nutricionais são fundamentais a serem considerados no tratamento de qualquer enfermidade, uma vez que podem equilibrar o funcionamento orgânico. Desta forma, alguns nutrientes como vitamina D, ácido fólico, ômega 3 e a isenção de derivados de glúten e caseína na dieta mostram-se como contribuintes na melhoria dos sintomas e manifestação da doença. Estudos estão sendo desenvolvidos no sentido de definir protocolos dietéticos específicos para auxiliar no tratamento da doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

