COLCHA DE RETALHOS:
UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO
Keywords:
Metodologia Ativa, Aprendizagem, TransformaçãoAbstract
O presente trabalho relata o processo de formação vivenciado no Curso de Capacitação em Vigilância em Saúde promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio Libanês, em Teófilo Otoni, no ano de 2017, que tem como o objetivo demonstrar a transformação que a pós-graduação, baseada em metodologias diferenciadas pode provocar no educando, baseando na vivência no decorrer do curso, em pequenas estratégias como se fossem pedaços de tecidos e em referências pertinentes ao tema, formando assim uma colcha de retalhos. Durante todo o curso as várias estratégias de metodologia ativa foram apresentadas e desenvolvidas como “Situação Problema” e a Espiral Construtivista, Cine Viagem e as Narrativas, TBL – Team Based Learning (Aprendizado Baseado em Equipe), atividades auto dirigidas – AAD, oficinas de trabalho, feira de talentos, construção do portfólio e do projeto aplicativo, sendo todas essenciais. Cada atividade era como se fosse um pequeno retalho de tecido, que isoladamente e a princípio parecia apenas uma simples atividade. Aos poucos, as atividades se entrelaçavam e cada pedaço de retalho não estava mais sozinho e sim atrelado a outro pedaço, que por fim, se transformou em uma grande colcha de retalhos. Essa colcha de retalhos proporcionou uma vivência sensacional, que resultou em uma experiência de transformação. Com as metodologias ativas de aprendizagem foi possível desenvolver uma consciência crítica e descobrir que a transformação é um processo constante, sempre aprendendo a aprender.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
