A LOUCURA PRODUZIDA
Keywords:
Loucura produzida, Manicômio, Normalidade, relações liquidasAbstract
Um caos, sócio-histórico, inerente ao adoecimento mental humano mantido até a atual data, se configura dentre o fator mais importante, pela preocupante forma na qual ele se relaciona com tudo e todos a sua volta. E é sobre isso que o presente artigo pretende discorrer. A sociedade está imersa em uma atuante alienação. Para o homem, produto de um sistema capitalista, o esgotamento fisico e mental tolerado por uma extensa jornada de trabalho é justificado e aceito pela ideia de um conseguinte gozo a longo prazo. Neste artigo foi preciso evocar à brilhantes obras e visões de figuras com pensamentos críticos, revolucionários e elaborar um paradoxo entre as possiveis formas de se internalizar a loucura para que o leitor fosse provocado a ''parir o conhecimento'' - assim como o método da maiêutica socrática suscita. Afinal, a loucura a qual comumente se ouve falar não deveria ser apenas uma definição relativa visto ''o afastamento prolongado do indivíduo de seus métodos habituais de pensar, sentir e agir''- procedente de uma alteração mental que é notória na sociedade como um todo. Traçar uma linha tênue sobre esse e outros questionamentos não é tarefa fácil e muitos menos trará soluções imediatas, no entanto, se faz fundamental e urgente que se inicie. O quanto antes nos aproximarmos da superficie, nadando de braçada, incansavelmente no sentido oposto a turbulenta maré mais segura estará a nossa sanidade e tão almejada real liberdade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
