A OCORRÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT NA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UTI
Keywords:
Estresse ocupacional, Síndrome de Burnout, Equipe de enfermagem, Separadas, Por, Ponto e vírgulaAbstract
Cultura organizacionalO estresse ocupacional é uma reação do organismo aos estímulos do meio, com componentes físicos e psicológicos causados pelas alterações psicofisiologicas que ocorrem quando o indivíduo se confronta com uma determinada situação. A síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico é definida por Maslasch e Jackson (1981) como “uma reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto excessivo com outros seres humanos, particularmente quando estes estão preocupados ou com problemas”. A dedicação exagerada à atividade por parte desse profissional é uma das características da síndrome. Na busca para um grau elevado de desempenho o portador de Burnout mede sua autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissionais, e o que tem, no inicio, satisfação e prazer, termina quando esse desempenho não é reconhecido. Com isso, na necessidade de se afirmar, o desejo de realização profissional se transforma em obstinação e frustração. Este estudo tem como objetivo demonstrar e abordar a ocorrência da Síndrome de Burnout na equipe de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva U.T.I. Trata-se de um estudo de revisão da literatura, qualitativo, do tipo exploratório, pois proporciona maior familiaridade com o tema escolhido que foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica. As análises de dados colhidos em pesquisa bibliográfica apontam que a Síndrome de Burnout é causada por exaustão emocional relacionada ao estresse ocupacional. Como proposta de prevenção da síndrome de Burnout é necessário aumentar a variedade de rotinas no local trabalho, controlar o excesso de horas extras, investir no aperfeiçoamento profissional e motivar a equipe.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
