OS EFEITOS DA MOBILIZAÇÃO MUSCULOESQUELÉTICA PRECOCE EM PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Keywords:
Unidade de terapia intensiva, Mobilização musculoesquelética precoce, Fisioterapia respiratóriaAbstract
As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) foram criadas a partir da necessidade de aperfeiçoamento e concentração de recursos humanos qualificados e materiais especializados para o atendimento de pacientes internados em estado crítico de saúde, potencialmente recuperáveis, que necessitam de assistência médica ininterrupta. Este trabalho é uma revisão de literatura qualitativo descritivo, com tipo de delineamento em pesquisa bibliográfica baseada em dados eletrônicos: MedLine, PubMed, Google Acadêmico e SciELO limitados a língua portuguesa e inglesa, para identificar os efeitos da mobilização musculoesquelética precoce em pacientes críticos na reabilitação. Geralmente, os profissionais de saúde que trabalham em UTI têm focado a sua atenção na normalização dos distúrbios cardiorrespiratórios graves, que colocam a vida de seus pacientes em risco. No entanto, o foco passou-se, também, a incluir a prevenção de sequelas das doenças críticas, como fraqueza muscular. É de extrema importância a adequada avaliação do paciente crítico, entretanto é um fator determinante o reconhecimento de pacientes graves com risco de desenvolver fraqueza adquirida na UTI, antecipando, assim, o tratamento de fatores que podem modificar os riscos do desenvolvimento dessa situação. A partir dos estudos científicos, foram evidenciados que a mobilização precoce, possuem diversos benefícios para o paciente crítico na UTI, como redução do tempo de internação, desmame da VM, melhora da função respiratória, melhora da funcionalidade, melhora da qualidade de vida pós-alta hospitalar, quando iniciada e utilizada da forma correta no momento certo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
