CUIDADOS COM A DEPRESSÃO SOB A ÓTICA DA ENFERMAGEM
Keywords:
Depressão, Enfermagem, Autocuidado, Adaptação, EnfermidadesAbstract
Passar por uma enfermidade sempre é motivo de preocupação, as pessoas ficam reféns de seus corpos e por muitas vezes, são obrigadas a passar por tratamentos dolorosos e desconfortáveis para chegar a uma melhora pontual. Tais tratamentos podem gerar certos abalos emocionais, que se não forem acompanhados de perto ou forem ignorados, podem chegar a níveis preocupantes, levando o paciente a um possível estado depressivo. Diante dessa difícil situação, o trabalho do enfermeiro torna-se importante, considerando que, em suas práticas predominam as abordagens humanizadas e aplica-se a proposta do autocuidado. Este artigo visa destacar as ações da Enfermagem perante pacientes em condição de possível depressão, desenvolvidos por ocasião de enfermidade. Para tanto apresenta-se aqui os conceitos e características da depressão, bem como sua relação com as experiências traumáticas vivenciadas durante o tratamento de uma enfermidade. O destaque está no papel do profissional de enfermagem diante dessas situações e como seu conhecimento técnico e especifico do autocuidado e da adaptação pode evitar que a depressão possa chegar a níveis críticos e graves de tratamento. A depressão é vista como o mal do século, muitos estudos pressupõem a condição desfavorável do ser humano diante de tal doença, e esta pesquisa ressalta, justamente a posição da enfermagem frente a essas condições, definindo o cuidado com a depressão sob sua ótica, favorecendo seus pacientes no processo de readaptação, autoafirmação e reinserção social após o retorno a sua vida cotidiana.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
