ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA
Keywords:
Assistência, Autocuidado, Enfermagem, Mortalidade MaternaAbstract
A gravidez é um fenômeno idiossincrático. O período que compreende a gestação, parto e puerpério é considerado vultoso e significativo na vida da mulher, que experimenta um contexto de transformações físicas, psicológicas e socioeconômicas, por esta razão é fundamental prestar uma assistência qualificada com propósito de prevenir agravos à saúde, minimizar os riscos e preparar a mesma para lograr desta fase, como a adaptação e preparo para o desempenho das funções em relação ao novo membro da família. O ciclo gravídico puerperal é um processo complexo podendo causar tanto situações positivas quanto negativas. A mortalidade materna é uma realidade que apresenta índices elevados de óbitos, envolvendo mulheres durante ou após o período gestacional. Isto destaca a relevância do tema a assistência de enfermagem na atenção primária como instrumento de redução da mortalidade materna. Para tanto objetivou-se destacar a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem, na prestação da assistência na Atenção Primária como um mecanismo para a redução desses índices de mortalidade, visto que é nesse ambiente que o enfermeiro possui autonomia regulamentada por lei para prestar o cuidado qualificado, estando atento à garantia da continuidade da assistência por meio de estratégias para facilitar a efetivação do processo de enfermagem e, com isso, a identificação de comorbidades quepossam vir a colocar em risco a saúde da mulher. Para alcançar o objetivo proposto elegeu-se como metodologia uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, o qual permitiu uma reflexão crítica das possibilidades que externam as evidências, que possam articular uma visão acerca dos motivos desencadeadores da mortalidade materna e, como a enfermagem pode contribuir para evitar seu significativo aumento. Ao final compreendeu-se que esse tipo de problema evidencia a fragilidade do sistema de saúde público, externando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de enfermagem para desempenhar um bom trabalho.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
