VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Keywords:
Insuficiência cardíaca, Ventilação não invasiva, Qualidade de vida, Reabilitação físicaAbstract
A Insuficiência Cardíaca (IC) é presentemente um dos problemas de saúde pública mais grave nos países desenvolvidos. Dentro das doenças cardiovasculares é a única cuja incidência e prevalência tem vindo a aumentar, apesar dos progressos a nível do diagnóstico e da terapêutica. Está associada a uma elevada mortalidade, superando o conjunto das neoplasias malignas, e uma grande morbilidade que se traduz num consumo de recursos com custos exuberantes. A reabilitação física através da ventilação não invasiva (VNI), faz com que haja uma melhora significante na condição dos pacientes com insuficiência cardíaca, resultando no aumento da troca gasosa, tolerância ao exercício físico, redução da dispneia e fadiga, melhora na qualidade de vida, melhor biomecânica com economia de movimentação, redução da pressão transmural do ventrículo esquerdo, dentre outros fatores psicológicos como confiança e motivação. Através de estudos nos bancos de dados da Scopus, Scielo, PubMed, Lilacs e MedLine, foi possível observar que ambos apresentaram significantes resultados através dos modos Continuous Positive AirwayPressure (CPAP) e Bilevel Positive PressureAirwa (BiPAP) na insuficiência cardíaca, sendo os mais expressivos o aumento da fração de ejeção do ventrículo esquerdo e a redução dos níveis de desconforto respiratório. Mesmo com abrangentes resultados com a VNI no tratamento da insuficiência cardíaca, são necessários mais estudos aprofundados no assunto.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
