DESCARTE CONSCIENTE DE MEDICAMENTOS DOMICILIARES:
Importância da implantação do descarte seletivo de medicamentos de uso domiciliar em farmácias e drogarias
Keywords:
Descarte de medicamentos, Meio ambiente, Resíduo de medicamento, Descarte seletivoAbstract
O descarte de medicamentos feito pela população é um tema que cada vez mais vem sendo discutido, pois a grande maioria da população não tem conhecimento das consequências ambientais e á saúde pública que o descarte incorreto pode causar. Os medicamentos armazenados em casa devem ter atenção quanto à data de validade ou deterioração, pois é indicativo de perda parcial ou total da eficácia dos princípios ativos contidos no produto. Conforme o conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) os resíduos sólidos são classificados de acordo com a sua periculosidade em 5 grupos denominados A, B, C, D e E e os resíduos podem ser categorizados em classes (classe I perigosos, classe II A-não inertes, classe III B -inertes). Os medicamentos são classificados como resíduos do grupo B, por apresentarem riscos à saúde pública e ao meio ambiente e características físico-químicas prejudiciais. Existem diversas fontes poluidoras que passam despercebidas pelos órgãos governamentais de defesa do meio ambiente. Quando dispostos a céu aberto, esses medicamentos são parte do lixo, disseminando doenças por meio de vetores que fazem desses resíduos uma fonte de sua alimentação ou se multiplicam nesses locais. Quando expostas a condições de adversidade de temperatura, umidade e luz, essas substâncias químicas podem se transformar em tóxicas, afetando o equilíbrio ambiental, alterando ciclos biogeoquímicos, que interferem nas teias e cadeias alimentares. O presente estudo apresenta propostas para a minimização de impactosao meio ambiente e a saúde humana, bem como campanhas atuantes conscientizando quanto ao descarte correto. Eleva-se a importância da implantação de eficazes programas de gerenciamento de resíduos, que visem informar e orientar a população quanto à importância do descarte correto para segurança ao meio ambiente e o bem estar da população.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
